[SP-pm] Frameworks Web etc.

Eden Cardim eden at insoli.de
Wed Jul 18 14:01:28 PDT 2012

    Marcio> Continuo sem entender, trabalho com Perl usando o
    Marcio> Lucene/Solr com WebService::Solr, ou seja, sem custo de
    Marcio> troca de linguagem. Mas a diferença é a tecnologia então?

A diferença é que, do meu ponto de vista de engenheiro, é mais fácil de
entender e mecher no source se for implementado na linguagem do restante
do sistema, caso seja necessário. E tem o by-product que ter uma
implementação de indexação em perl é bom pro ecossistema da linguagem.

    Marcio> Amanhã troca de Perl pra whatever e seu argumento foi pro
    Marcio> limbo? Lucy for Perl systems?

Err, não entendi, dentro de uma comunidade de perl, acho razoável
promover uma implentação de tecnologia escrita em perl, se fosse a lista
do GUJ, eu recomendaria Lucene, invés de um binding pro Lucy em perl.

    Marcio> Acho que vale a pena sim ~mudar~ seu "eco-sistema só pra
    Marcio> poder usar uma implementação de indexador...",

OK, se você prefere gastar seu tempo re-descobrindo quem são os
profissionais qualificados em quais áreas, se atualizar/familiarizar com
os problemas da linguagem, re-descobrir quais são os canais de
comunicação e modus operandi usados pela comunidade e re-abrir esses
canais com todo mundo, ótimo. Eu acho mais produtivo implementar código.

    Marcio> porque 90% dos sistemas que participei, a busca da
    Marcio> informação foi faz parte do business.

Se já estiver no business quando você chegou, ótimo, não tem porque
mecher, vide outra thread onde ainda usam TN3270, porque está lá a
séculos. Mas se você tiver controle da tecnologia antes de ser
implantada, faz sentido usar algo na sua linguagem primária.

    Marcio> Lucy via REST?  Caching? Replicação ~trivial~(nada é trivial
    Marcio> até se saber fazer)? ~telinha~ de admin? ferramenta de
    Marcio> análise dos índices?  permissão de update, query?

O Lucy não tem isso, e se você precisa de tudo isso, faz sentido usar
uma implementação, em qualquer linguagem, que já forneça isso
pronto. Taí uma coisa boa de se implementar, invés de mais frameworks
web, o triste é que seguindo a tendência de toolkits novinhos
brilhosinhos, provavelmente não vai demorar muito pra outra pessoa
implementar outro indexador, usando os mesmíssimos algoritmos e algumas
vírgulas a mais ou a menos, invés de colocar uma implementação REST
default no Lucy.

    Marcio> Estou perguntando de curioso, não quero tomar seu tempo de
    Marcio> consultor, só estou colocando minha visão de consumidor de
    Marcio> FTT. =)

Hoje estou em modo comunidade, subindo patches de módulos, escrevendo
artigos, cutucando pessoas na lista, etc. :)

--
Eden Cardim
+55 11 9644 8225