[SP-pm] SaoPaulo-pm Digest, Vol 94, Issue 19

Eden Cardim eden at insoli.de
Wed Jul 18 11:49:38 PDT 2012

    André> Pra ser sincero... nunca entendi por quê! Falta de voluntário?

A comunidade perl sempre teve essa cultura de ficar remoendo (pra não
usar outro termo mais chulo) com a melhoria das ferramentas sem nunca
usar elas pra nada. Daí que surgiram abominações como o php. É parecido
com o ambiente acadêmico.

    André> Talvez haja mais sistemas internos, ou proprietários em
    André> Catalyst do que sabemos. Embora com certeza não chega nem
    André> perto dos wordpress da vida.  Não existe algo que nós como
    André> comunidade possamos fazer a respeito?

Tem, invés de ficar re-aprendendo frameworks e caçando o santo graal das
ferramentas de produtividade com código e toda essa balela, senta na
cadeira e implementa algo com o que você já sabe, tipo o
http://paraondefoiomeudinheiro.com.br, o http://ondeacontece.com.br, que
são simples e admitidamente porcos, mas ganharam prêmios de fora da
comunidade. O site da sppm tem 3 pessoas que mantém. Alguns já deram o
ponta-pé inicial e fizeram, cadê o resto da comunidade? Cadê os projetos
do pessoal dos frameworks "mais simples"? Já que é mais fácil fazer com
outra coisa, porque não tem 4 sistemas desses invés de só 2? Já que é
mais simples, porque não estamos entupidos de sistemas nesses
frameworks? Será que a culpa é do framework ou simplesmente não existe
interesse pessoal em fazer algo pra end-users? Se a culpa é do
framework, como as pessoas que fizeram esses sistemas conseguiram?

    André> Quero dizer... se achamos que Perl / Catalyst realmente é
    André> melhor do que PHP on nothing, Ruby on Rails, etc, porque não
    André> fazemos algo?

Pelo visto, boa parte da comunidade acha que é porque faltam "frameworks
amigáveis". Eu particularmente acho que isso é uma racionalização pro
fato de que na verdade, poucos na comunidade sabem ou querem construir
produtos de software, já que isso é algo difícil de fazer, independente
do framework. Parece que seguir um tutorial passo-a-passo do framework X
do momento é bem mais "comfortável" do que escrever um produto pra
end-user.

    André> Um sistema de CMS, e-commerce, ERP... Não existe interesse?

Bom, recentemente me solicitaram um orçamento pra desenvolver um sistema
proprietário de e-commerce em Catalyst, acabaram fechando com outra
empresa, que também vai desenvolver em Catalyst, então aparentemente
sim, existe interesse externo/comercial. Da comunidade, eu sinceramente
vejo pouco interesse.

--
Eden Cardim
+55 11 9644 8225