[SP-pm] módulo DBIx::Class::EncodedColumn não funfa

Gabriel Andrade gabiruh at gmail.com
Sun Nov 27 12:31:05 PST 2011

Bom, eu achava que ia passear e tomar um sorvete enquanto o sol ainda
estava de pé. Mas alguém está errado na internet, não está entendendo
conceitos básicos de Perl, nem do DBIx::Class, nem do Catalyst, sendo
passivamente agressivo[1] e ainda por cima ignora o fato de ter sido o
único responsável pela cagada que fez.

E como se não bastasse, atacou gratuitamente na lista e no IRC um
módulo que até o presente momento funciona perfeitamente bem, não
possui nenhum bug relatado[2], possui somente reviews positivos [3] e
foi feito e é mantido pelos melhores programadores Perl da atualidade
[4].

> Agora me fale quais pacotes, baixe a app e me fala onde esta os dois
> pacotes? Que eu não estou vendo

Então, vamos lá:

[17:40:12][gabriel@~/Downloads]$ tar zxvf UAI-Video.tar.gz
[17:40:48][gabriel@~/Downloads]$ cd UAI-Video/lib/
[17:40:52][gabriel@~/Downloads/UAI-Video/lib]$ tree
.
├── UAI
│   ├── Video
│   │   ├── Controller
│   │   │   ├── Admin.pm
│   │   │   └── Root.pm
│   │   ├── Model
│   │   │   ├── DB.pm
│   │   │   └── Funcao.pm
│   │   ├── Schema
│   │   │   └── Result
│   │   │       ├── Banner.pm
│   │   │       ├── Canal.pm
│   │   │       ├── ContaClique.pm
│   │   │       ├── Foto.pm
│   │   │       ├── Usuario.pm     <== Aqui tem o EncodedColumn.
│   │   │       └── Video.pm
│   │   ├── Schema.pm              <== Era pra você carregar esse Schema
│   │   └── View
│   │       └── TT.pm
│   └── Video.pm
└── UAU
    └── Video
        ├── Schema
        │   └── Result
        │       ├── Banner.pm
        │       ├── Canal.pm
        │       ├── ContaClique.pm
        │       ├── Foto.pm
        │       ├── Usuario.pm    <== Aqui não tem EncodedColumn, não vai funcionar.
        │       └── Video.pm
        └── Schema.pm             <== Mas você tava carregando esse Schema.

(...)

Foi que eu disse no outro email, você estava carregando o Schema
errado. E ele estava presente nos diretórios listados no @INC da sua
aplicação. Se você tivesse lido e entendido o manual do Catalyst
saberia que o diretório lib/ no root da aplicação é incluido no @INC
durante a inicialização.

Se não souber o que é @INC:

  perldoc -v @INC

> Cara a app não estava carregando schema nenhum, só estava carregando a
> classe 'Usuario'. Pelo que eu entendi, é o schema que manipula os
> componentes, por isso que app adicionava no banco de dados, sem
> codificar a senha.

Você entendeu errado. Na boa, volte a ler com calma o manual dos
módulos envolvidos. Pare de agir como um programador novato de PHP que
copia e cola código de tutorial sem ao menos saber o que está se
passando.

Eu sei que num primeiro momento você tentou por várias vezes, deu
raiva e precisou descontar em alguma coisa. Sobrou pro pobre do
DBIx::Class::EncodedColumn. Agora que você já sabe quem é verdadeiro
culpado, pode voltar a dar cabeçada no monitor.

Vou tomar meu sorvete.

Falou.

1 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Comportamento_passivo-agressivo
2 - https://rt.cpan.org/Public/Dist/Display.html?Name=DBIx-Class-EncodedColumn