[SP-pm] "leak" no DBIx::Class?

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Mon Nov 14 12:02:16 PST 2011

On Mon, Nov 14, 2011 at 02:35:12PM -0200, Stanislaw Pusep wrote:
>    Eden, eu reclamei do DBIx::Class, contudo, resolvi o meu problema de uma
>    maneira que a sua mente detalhista jamais entenderA!. Dias depois, vocA-a
>    leu a minha mensagem (que era esbravejo e NA*O pedido de ajuda) e topou me
>    provar que a minha ignorA-c-ncia A(c) o problema:
>    https://twitter.com/#!/edenc/status/134937922595078144
>    Repito: jA! tinha contornado essa falha. Perguntei aqui na lista, e me
>    apontaram o lugar EXATO aonde resolver EXATAMENTE aquele problema.
>    NINGUA*M precisou do meu schema ou cA^3digo completo. Bastou o CONCEITO.
>    Ou seja: agora tenho 3 soluAS:Aues:
> [...]

Ei,

Não queria entrar nesta, mas vou entrar para tentar ser construtivo, e
também passar meu ponto de vista, acredito que tá na hora de conversamos
com cavalerismo. :-D

Stan,

Você esta buscando performance, eu acredito que esteja errado procurar
isto em um ORM. E não sei por qual motivo isto não foi questionando
desde do inicio, a proposta de um ORM não é performance diretamente,
esta é a minha visão pelo menos.

(Sinceramente, não quero abrir uma discussão sobre isto)

Teu ponto de apontar um problema no DBIx::Class é sim importante,
mas como o Gabriel apontou, isto pode ser por coisas que estão fora
do projeto.

(Também não é o meu ponto discutir o sexo dos anjos aqui, quem é
o culpado ou não)

Não é bacana, atirar no DBIx::Class por conta desta briga, digo pq na
minha opinião é um dos melhores projetos e bem acabados que temos no
CPAN. Quando comecei a desenvolver com ele, fiquei impressionado com
a arquitetura dele, é muito fácil introspectar tuas funcionalidades,
que facilmente você trabalha com uma arquitetura baseada em cache,
arvores, olap, e etc... E até hoje estou tentando acompanhar o que
esta turma de desenvolvedores faz, é sério.. o DBIx::Class é uma
baita projeto...

Mas, agora .. tudo tem um preço, correto ? Anos e muitas pessoas
desenvolvendo inserem uma compentização fantástica, buscando
negócios, cenários complexos, e cada vez mais variados, e mesmo
não participando do desenvolvimento deste projeto, posso afirmar
que com certeza terá soluções mais rápidas em relação a código,
estabilidade e um monte de outras coisinhas...

(Eu já vi em alguns cenários, que o DBIx::Class salva o desenvolvedor
que não sabe escrever SQL, mas em outros que peritos em SQL podem
criticar como ele gera esta sintaxe baseado no teu problema pontual,
visualiza onde podemos chegar ?)

Nesta lista, há alguns desenvolvedores que contribuem diretamente para
várias soluções de Perl, e não creio que seja muito elegante atacarmos
as soluções desta forma, vamos ser mais elegantes e largar mão das
'brigas' pessoais.

Além do Eden, temos o Wallace que te fez uma recomendação (no qual
também participa do desenvolvimento deste projeto), o Gabriel
que fez uma investigação, e etc, etc... :-) Meu receio é que com uma
ofensa direcionada, você ofenda mais gente, e isto não é bacana.

Voltando ao assunto, eu acredito que teu problema, será melhor resolvido
com uma interface direta com o banco de dados, do que com um ORM, pois
se você procura performance e não facilidade para desenvolver, você não
quer um ORM.

(Eu aceito discutir sobre este ponto de forma construtiva!)

Podemos marcar uma cerveja para conversar sobre isto, um ES, ou qualquer
coisa... Acredito que vai ser mais produtivo para todos, do que esta
conversa que não esta levando a nada.

Espero não estar sendo cavalo com ninguem, e principalmente com nenhum
projeto que envolve um esforço tremendo de muitas pessoas ao redor, como
o DBIx::Class.

Estou abrindo a primeira cerveja do dia. Até mais.

Abs,
-Thiago Rondon