[SP-pm] FAQ - Primeira rodada 09/10 até 17/10

hernan.lopes at inexsoft.com.br hernan.lopes at inexsoft.com.br
Mon Oct 17 08:25:55 PDT 2011

Acho melhor enviarmos pela lista, assim não corremos o risco de fazer a mesma pergunta & resposta duplicado.

Pergunta 1:

P: O que é o perl mongers?

R: Perl mongers é um serviço de lista de discussão disponibilizado para os desenvolvedores perl no mundo inteiro.

Cada cidade possúi sua lista de discussão e esta serve como ponto de encontro para conhecer desenvolvedores de cada localidade, discutir problemas e soluções que envolvam perl e até para encontrar profissionais e vagas de trabalho.

Para saber quais cidades possúem uma lista acesse http://www.pm.org/ e veja. Se sua cidade ainda não possúi uma lista de discussão, você poderá solicitar a criação de uma nova lista para sua cidade. Assim você pode liderar e iniciar as discussões perl na sua região e juntar cada vez mais desenvolvedores.

Cada lista deve possúir um líder e possivelmente um co-lider que serão os responsáveis por incentivar as discussões e eventos e encontros sociais para integrar o pessoal.

Para se cadastrar em uma comunidade perl mongers, você pode acessar http://www.pm.org/ e navegar pelo mapa e realizar o cadastro para quantas cidades você queira. Feito isso você poderá participar das discussões respondendo as mensagens enviadas ao seu email.

Pergunta 2:

P: O que é o CPAN ? Onde posso encontrar módulos e programas perl ?

R: CPAN: 'Comprehensive Perl Archive Network', ou 'Rede de arquivos
compreensíveis perl'. Tambem conhecido como repositório de módulos perl.

Neste momento o cpan possúi 98,463 módulos perl em 23,242
distribuições, escritos por 9,170 autores e espelhado em 259 servidores.

No cpan você encontra todo tipo de módulos perl... desde aplicações
do google, do twitter, do facebook, etc, implementações de algoritmos de
fórmulas bancárias, diversos frameworks, middlewares, bots, ide,
servidor web, proxy, o que você imaginar alguem já deve ter implementado
e adicionado ao cpan.

Para fazer uma busca no cpan é muito simples, você acessa:
http://search.cpan.org e digita algo no campo de busca, ex: "google"
para ver uma lista de módulos que implementam "google".

Uma dica para escolher alguns bons módulos é seguir as recomendações
do módulo Task::Kensho. o Task::Kensho tem como proposta apresentar os
melhores módulos recomendados para tarefas específicas.

Pergunta 3:

P: Quais são as vantagens do cpan ? Porque utilizar o cpan ?

R: Todos os módulos enviados ao cpan passam por testes automatizados.
Este procedimento chama-se 'smoke testing', que nada mais é que testes
iniciais para assegurar que sua aplicação não irá falhar. O módulo
responsável por automatizar estes testes é o Test::Smoke. E você tambem
pode configurá-lo para executar em sua máquina. A vantagem disto, é que
ao subir sua app no cpan, várias pessoas testarão seu código
automaticamente.. e posteriormente você pode acessar o debug das
informações em caso de falha. Sua app é testada automaticamente nos
diversos sistemas operacionais e você pode ver a lista de testes... (ex.
http://matrix.cpantesters.org/?dist=DBD-mysql+4.020 ). Isto ajuda muito
para garantir que sua app executou conforme esperado nos diversos
sistemas. Além disso, você ainda recebe um relatório por email com o
status dos erros (caso existam).

É importante mencionar a existência do email dos desenvolvedores no
cpan. Cada pessoa cadastrada no cpan possúi um email. Através deste
email é possível entrar em contato com o desenvolvedor de um módulo e
contratá-lo para que este faça alguma melhoria que você precise... ou,
para que você envie alguma alteração que você fez para melhorar  o
software.. ou ainda, enviar um patch que conserta um bug que você
encontrou no módulo. Poder contactar o desenvolvedor diretamente é uma
grande vantagem! Um outro meio bastante utilizado pelos desenvolvedores
perl é atraves do IRC no servidor: irc.perl.org (baixe o mIRC, xchat ou
irssi para conectar ao irc e falar com os desenvolvedores ).

Outro ponto importante no cpan é a documentação dos módulos.. um bom
módulo deve possuir uma boa documentação. E os desenvolvedores procuram
manter o alto padrão de qualidade de documentação para seus módulos
perl. Lembre-se que contribuições para melhoria são sempre bem vindas e
bem aceitas... ou seja, se algum ponto de alguma documentação não ficou
claro e você acha que poderia documentar melhor, entre em contato com o
desenvolvedor e envie um patch para ele substituir e melhorar a
documentação.

Fora isto, você pode fazer o download de qualquer módulo perl e abrir o código fonte...

Pergunta 4:

P: Onde posso encontrar desenvolvedores perl ?

R: Você pode acessar o servidor irc.perl.org e entrar no canal #perl, #sao-paulo.pm, #rio.pm. No irc você encontra desenvolvedores perl conectados 24h e sempre rola muita discussão e compartilhamento de conhecimentos interessantes.

Os grandes mestres desenvovedores perl estão conectados no irc e é lá que eles discutem publicamente os rumos e melhorias do desenvolvimento de módulos perl.

Se você iniciar um bom relacionamento com estes desenvolvedores, eles ainda te ajudam a

Fri, 14 Oct 2011 14:24:16 -0300

by x6.develooper.com (Postfix) with ESMTP id C02A61776D

for <hernan.lopes at inexsoft.com.br>; Fri, 14 Oct 2011 10:24:48 -0700 (PDT)

by x6.develooper.com with SMTP; 14 Oct 2011 17:24:36 -0000

(209.85.213.178) by la.mx.develooper.com (qpsmtpd/0.28) with ESMTP;

Fri, 14 Oct 2011 10:24:33 -0700

for <saopaulo-pm at mail.pm.org>; Fri, 14 Oct 2011 10:24:28 -0700 (PDT)

Fri, 14 Oct 2011 10:24:28 -0700 (PDT)

by mx.google.com with ESMTPS id l31sm5694465yhi.15.2011.10.14.10.24.27

(version=TLSv1/SSLv3 cipher=OTHER);

Fri, 14 Oct 2011 10:24:28 -0700 (PDT)