[SP-pm] Comparativos Perl vs Java

Carlos Costa crncosta at gmail.com
Mon Aug 15 05:54:43 PDT 2011

Rafael Prenzier,

Eu sugiro explorar exatamente o ponto onde Perl é forte: *Data Mangling*!!!!
ou seja, mostrar que com Perl é fácil fazer parsers, manipuladores,
extratores, conversores e tudo que diga respeito ao processamento de
informação não-estruturada e semi-estruturada. Exceto por Ruby -- que tb usa
RE como parte da syntax ao invés de um módulo (mas RE em Perl é melhor, vide
operador =~) -- desconheço outra linguagem tão boa pra esse tipo de tarefa.

Em seguida tenta falar sobre LAMP (P = Perl) e como é rápido e simples de
setar a Stack LAMP e sair usando -- ao contrário de Java, que demanda
profissional especializado pra administrar servidor de aplicação. Tente
passar a idéia de Getting Things Done, quick and cheap, easy to use, <ponha
buzzwords aqui> e veja o que acontece.

Se possível use exemplos concretos: pegue algo que hoje a galera faz em Java
e mostre feito em Perl. De preferência para algo de uso interno da moçada:
Engenheiros de Software adoram discutir e melhorar seus próprios processos
de desenvolvimento ehehehe

Se vc já trabalha em uma empresa de cultura Java forte, então terás trabalho
pra traduzir o potencial de Perl para os colegas... boa sorte!

Meus 2 centavos. Abração!
Carlos.