[SP-pm] Comparativos Perl vs Java

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Sun Aug 14 07:48:09 PDT 2011

    Leonardo> Fora isso, no passado, nossa equipe, que vinha de uma
    Leonardo> experiência exclusiva em Perl de vários anos e se arriscou
    Leonardo> em um grande projeto J2EE, fizemos tradução automática
    Leonardo> (usando Perl) de arquivos .pm para arquivos .java e
    Leonardo> vice-versa com sucesso :-).

Muito interessante. Não estou querendo parecer sarcástico ou
tendencioso, mas, acho que características semânticas que não são
portáveis entre as duas linguagens, tanto na compilação de Java pra Perl
quanto na conversão de Perl pra Java. O paradigma muda tanto que eu não
faço idéia nem por onde eu iria começar a fazer o mapeamento, no máximo,
um compilador perl => jvm.

Em particular estou curioso pra saber como vocês (por sinal, quem é o
sujeito oculto de "fizemos"? :) ) traduziram coisas como:

Java => Perl
- final method
- final class
- abstract class
- proteção de memória
- referências cíclicas (que não são um problema porque java usa
  mark-and-sweep, enquanto que perl usa reference counting e vaza
  memória nesses casos)

Perl => Java
- programação não-OO
- manipulação da tabela de símbolos
- referências de subrotinas e closures
- eval
- passagem implícita de argumentos por referência
- regex
- globs
- tie
- operator overloading

Imagino que tem uma linha de corte no que vocês compilam ou não, mas
mesmo assim é difícil enxergar onde seria essa linha de corte, e você
teria que se restringir a ficar dentro do subset de semântica com a qual
o compilador perl/java java/perl consegue lidar, do ponto de vista
administrativo, o overhead administrativo de garantir esse subset mata o
ROI que uma solução dessa poderia oferecer.

--
   Eden Cardim       Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/