[SP-pm] Comparativos Perl vs Java

Tiago Peczenyj tiago.peczenyj at gmail.com
Sat Aug 13 16:34:00 PDT 2011

Existem muitas vantagens em utilizar Perl, porem se vc citar
caracteristicas que Java não tem, vc pode encontrar em outras
linguagens que rodam sob a jvm como Groovy ou Scala, ou JRuby. E a JVM
é boa pra caramba.

Perl possui uma puta comunidade, possui o CPAN, possui o melhor
suporte a Unicode e vc pode ter no mesmo programa modulos feitos em
Moose (so de mostrar as Roles/Traits ja é bem interessante) com
modulos com Inline::C que, ao meu ver, é uma caracteristica muito
interessante.

Talvez mostrar o JRuby possa ser interessante em certos aspectos para
abrir a cabeça da galera. Por exemplo, Perl esta em constante
desenvolvimento e não sei se as outras linguagens acompanham E Perl
trabalha muito bom a questão do backward compatibility com versões
mais antigas, mas não sei como é a coisa com JRuby, nem sei se o
suporte a rubygems é bom afinal tem muita gem que usa codigo nativo.

Acredito que o Ricardo Signes tem um otimo material no slideshare
sobre Perl 5.14 e Moose e o livro Modern::Perl pode trazer boas coisas
também. Só fuja de benchmarks a menos que vc possa contextualizar
muito bem.

Tiago B. Peczenyj
Linux User #405772

http://pacman.blog.br