[SP-pm] [was: Validar session no Catalyst] Compartilhando experiências com frameworks web em produção

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Wed Jul 13 10:10:44 PDT 2011

    Nilson> Acho essas colocações meio falaciosas.

    Nilson> Uma pessoa pode ser capaz de fazer um bom framework mas não ser capaz
    Nilson> de desenvolver um produto bem-sucedido.

Uma pessoa não, mas uma comunidade faz qualquer coisa. A questão é que
tendo pelo menos um esboço de produto, você começa a agregar mais
pessoas com competência na área de atuação desse produto.

    Nilson> Em particular, acho que isso é mais comum na comunidade
    Nilson> Perl que em outras comunidades. O conjunto de habilidades é
    Nilson> bem diferente, inclusive. Pra se desenvolver um concorrente
    Nilson> do Wordpress é necessário um skillset bem diferente.
    Nilson> Inclusive, a pessoa nem precisa de ser tão competente
    Nilson> tecnicamente assim, precisa mais daqueles conceitos
    Nilson> subjetivos tipo "visão", "feeling", etc.

É comum sim, mas não precisa continuar assim, e é justamente isso que eu
to falando, isso precisa mudar. Se ficar todo mundo punhetando (desculpa
o uso do termo) só com coisa de infra, nunca vamos agregar pessoas que
sabem desenvolver produtos à comunidade. Por exemplo, não temos
designers na comunidade porque não existem produtos escritos em perl que
são interessantes pra designers, por outro lado, tem uma comunidade de
bioinformática imensa, porque existe um único produto, o BioPerl, que é
muito mal-escrito, por sinal.

    Nilson> Eu acho que quanto mais coisa disponível, melhor. Se não quisesse
    Nilson> fazer minhas próprias escolhas, não programaria em Perl.

Mas, escolher entre duas coisas iguais?

--
   Eden Cardim       Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/