[SP-pm] [was: Validar session no Catalyst] Compartilhando experiências com frameworks web em produção

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Wed Jul 13 09:46:48 PDT 2011

2011/7/13 Eden Cardim <edencardim at gmail.com>:
> Isso leva a algo similar à "arte pela arte" e aí o pessoal que tá
> perdendo tempo inventando amarradores de rodas reinventadas poderiam
> estar criando produtos. É por isso que tem muito mais produto em php do
> que em perl, é 99% foco em produto e 1% em infra-estrutura, a pouca
> infra-estrutura que eles tem é abusada até o fim. No perl parece que é o
> contrário 99% foco de infra e 1% de produto, e a gente ainda se pergunta
> porque o php é tão proeminente, mesmo sendo tão ruim. Essas 30 mil
> linhas do mojo poderiam ter sido um competidor pro Wordpress ou pro SAP,
> [...]

Acho essas colocações meio falaciosas.

Uma pessoa pode ser capaz de fazer um bom framework mas não ser capaz
de desenvolver um produto bem-sucedido. Em particular, acho que isso é
mais comum na comunidade Perl que em outras comunidades. O conjunto de
habilidades é bem diferente, inclusive. Pra se desenvolver um
concorrente do Wordpress é necessário um skillset bem diferente.
Inclusive, a pessoa nem precisa de ser tão competente tecnicamente
assim, precisa mais daqueles conceitos subjetivos tipo "visão",
"feeling", etc.

Eu acho que quanto mais coisa disponível, melhor. Se não quisesse
fazer minhas próprias escolhas, não programaria em Perl.

Gosto muito do Catalyst mas recentemente utilizei o Dancer para um
pequeno projeto pessoal ( http://twitter.nilson.org - ainda com alguns
problemas ) e achei bem interessante pra projetos pequenos. É bem
"ágil" e a curva de aprendizado é bem pequena. Pra uma aplicação
grande ainda escolheria o Catalyst.

-Nilson