[SP-pm] Res: Validar session no Catalyst

Blabos de Blebe blabos at gmail.com
Wed Jul 13 10:07:19 PDT 2011

Aff,

Nelson, por favor, pare de comparar Mojo::Lite com Catalyst. O correto
seria uma das opçṍes:

Mojo::Lite X Catalyst::Lite
Mojolicious x Catalyst

Eu já fiz um projeto com Mojo::Lite. Todo o fonte num mesmo arquivo é
legal até 500 linhas no máximo. Depois disso vira uma zona. Tanto é
que há um tutorial mostrando como migrar do Mojo::Lite para o
Mojolicious justamente quando a aplicação começa a crescer.

A grande vantagem do Mojolicious está em construir aplicações com o
que somente o core dele funciona e mais alguns plugins, no máximo. Se
sua aplicação consumir qualquer coisa maior que isso, melhor usar
Catalyst, porque invariavelmente vc vai ter que escrever código que já
existe no Catalyst. Eu sei disso porque eu estou tendo que fazer isso
em um projeto meu, que no meu caso ainda compensa.

Em Perl sintaxe é o de menos

use ACME::Greek;

ou ainda

use perltugues;

Saiu do trivial, a documentação do Mojolicious ainda é uma desgraça.
Pra mim, como já comentei com o Breno, a documentação está bugada,
porque está incompleta por desing. Isso é péssimo. Mas para o trivial,
funciona bem, diga-se de passagem.

Tem certas coisas extra-campo que o Mojo ainda tem que evoluir muito
comparado ao Catalyst. A qualidade de um projeto não está relacionada
somente com o seu código-fonte.

Se vcs forem escolher o Mojo, escolham sabendo o que vc estão fazendo,
e não porque tem uma sintaxe bla. E se for comparar, comparem os
projetos corretos.

Um dos problemas que eu vejo no Catalyst é o fato de ser
Meta-framework demais. Tudo é flexível, tudo é genérico, escalável,
robusto, lustroso, blabla, bleble, demais. Isso ás vezes é um pé no
saco quando vc quer fazer um Hello World da vida. Pra mim, falta
documentação de aplicações restritas, sabe, daquelas que não exploram
o framework em toda sua nobreza?

Toda vez que eu conversei com pessoas sobre o Catalyst, sempre tive
como resposta coisas do tipo:

'ah, um blog é um exemplo babaca demais pra demosntrar o catalyst'
'ah, um twitter é um exemplo babaca demais pra demosntrar o catalyst'

Daí, sempre que tem um tutorial de qualquer coisa em Catalyst, tem que
ser aquela ultra-meta-aplicação de exploração de sal mineral em
saturno.

Caceta, Eden, se é tão fácil (e eu sei que até é), por que é que a
realeza do Catalyst não desce aqui pra plebe pra mostrar como é fácil
fazer em Catalyst aquelas alpicações idiotas que em mojo saem em 5
min. Alô Equinócio?

É por isso que a gente experimenta Mojo e gosta. Porque a gente quer
fazer apps idiotas em 5 min e poder crescer um pouquinho depois. Mas
só um pouquinho.

Só um adendo, o livro de Catalyst, que o Eden é co-autor, inclusive, é
ótimo, mas ainda é um livro. Pra mim falta documentação em
micro-escala.