[SP-pm] Teen sells Perl cloud startup to ActiveState

Blabos de Blebe blabos at gmail.com
Tue Jun 14 18:45:29 PDT 2011

Cara,

Concordo com vc. Não há cerveja grátis.

Se por um lado "custa", instalar dependências, por outro vc ganha todo
o aprendizado adquirido por cada dependência ao longo de sua história,
seja por linha de código útil, ou por bug corrigido.

É contra-fluxo falar simplesmente que dependências são ruins (não foi
isso que eu disse, nem vc disse que eu disse isso) e olhar pro CPAN,
pois nossa filosofia é justamente o contrário, use o CPAN, use
módulos, use dependências.

São os dois lados da balança. Quer ter features prontas, todo um
histórico e mais um montão de coisas, com vários cases de sucesso? Use
Catalyst e pague o preço de instalar as dependências. Quer usar algo
mais peso-pena, novo e sem muitas dependências? Use Mojolicious e
pague o preço de não ter aquela feature velha de guerra que tem no
Catalyst, ou ainda alguma rebeldia normal da idade.

Eu vejo o Mojolicious e o Catalyst como ferramentas complementares e
não como concorrentes.

Acho legal uma startup ter mencionado o Mojolicious, como acharia
legal se fosse com Catalyst. Isso não torna um framework melhor ou
pior que o outro (sim, vc não disse isso), isso torna nossa linguagem
mais forte.

Además, eu concordo com vc, que do ponto de vista de um empresário, vc
não pode se dar ao luxo de usar aquele item super-hiper-mega-da-hora
sem ter certeza que ele atende aos requisitos do seu projeto, correndo
o risco dele explodir na cara do seu cliente.

Fazer software de verdade exige saber exatamente onde vc está pisando.
Por ignorar essa premissa básica vemos por aí um monte de merda no
mercado.

Eu não estou discordando de levantar uma discussão sobre custo x
benefícios de uso de dependências, mas sim de descambar para algo do
tipo "ah dependência é ruim" ou "ah tá reinventando a roda".

Aliás a própria palavra dependência traz uma conotação ruim. Tavez
seria melhor dizer Componentes.