[SP-pm] Teen sells Perl cloud startup to ActiveState

Wallace Reis wallace at reis.org.br
Tue Jun 14 16:47:18 PDT 2011

On 15/06/2011, at 01:11, Thiago Rondon wrote:
> [...]
> 2 - Você só vai instalar uma vez, ou em algum deploy.
> 3 - Você esta adquirindo um conhecimento e materia prima desenvolvida.
> 4 - Você esta na maioria dos casos como 'deploy' usufruindo de testes novos.
> 5 - Maturidade, código utilizado e compartilhado por mais ambientes.
> 6 - (...)
>
> E quando pode ser um problema ter dependencias ? Na minha opinião,
> apenas quando você esta utilizando um módulo mal escrito,
> e para isto é importante que você saiba onde esta pisando, saber
> da qualidade das dependencias é importante.

IMO, não é tão lindo assim, especialmente se você tem um sistema bem complexo
com um grande número (5K+) de dependências e então surge uma bugfix necessária pra alguma(s)
desta(s) dependência(s) e que pode causar incompatibilidade com alguma(s) outra(s) e
que não se resolve com um simples upgrade, (guarda e repete). Pronto, você tem um completo
PITA aqui. Não é impossível de se resolver, porém é uma situação que muita gente foge
(vide uma longa thread que teve a pouco tempo na london-pm).

> [...]
> frameworks e etc... já prontos e com uma perfomace muito aceitavel (JSON::XS).
>
> Porém, por algum motivo (alguém sabe pq ?) o pessoal do Mojolicious
> resolveu escrever o seu próprio, veja a quantidade de bugs que eles
> estão arrumando ainda. (vide histórico)
>
> Vale apena re-inventar a roda neste caso ? Para você não ter mais uma
> dependencia (para o JSON neste caso), existe um módulo novo sendo utilizado
> e com bugs "já velhos" sendo consertado o tempo todo ?
>
> Agora fica minha pergunta, neste caso dependencias é bom ou ruim ?

Geralmente, eu prefiro usar algo pronto, a não ser que seja por alguma otimização bem
justificada com benchmarks.

--
Wallace Reis | wreis
wallace em reis.me