[SP-pm] Boas Vindas ao teddyhammer!!

Blabos de Blebe blabos at gmail.com
Mon May 23 21:07:10 PDT 2011

Opa, Bem Vindo!

Dá uma olhada no histórico da lista que tem um monte de threads
versando sobre o assunto:
http://mail.pm.org/pipermail/saopaulo-pm/

Comentando...

> as bibliotecas do CPAN as quais parecem ter bastante coisas prontas.

Não há paralelo em outras linguagens. Chupa Java!!!

> pois achei Python muito parecido com Perl principlamente no
> caso das Listas e Dicionários,

À primeira vista sim. Eu acho todos os japas parecidos (exceto o fake
do Satoshi :) )

> porém, numa primeira olhada Perl parece ser
> mais difícil de aprender do que Python,

Isso é relativo e pode ser verdade pra vc. Eu acho cálculo diferencial
mais fácil que geo-política por exemplo.

> por, aparentemente Python ter uma
> sintaxe "mais limpa" que Perl.

Isso é relativo, mas eu discordo. Suponho que vc esteja se referindo
aos sigils ($@%). Com o tempo vc vai ver que eles são "atalhos
visuais" que auxiliam muito na compreensão do código.

Cuidado com os exemplos de código na internet. 99% é lixo.

A sintaxe de Perl é bem parecida com a de C, C++, Java entre outras.

Python "parece" mais fácil por te forçar a escrever um código
minimamente legível, senão não compila. Em Perl, como em muitas outras
linguagens, bom estilo faz parte do arcabouço de skills do
programador.

Programadores Perl de verdade são muito exigentes com estilo,
legibilidade, manutenibilidade, etc.

> Quanto a uma impressão incial sobre ao desempenho das linguagens, parecem
> que ambas se equivalem.

Isso é muito relativo, mas python geralmente perde de lavada nesse
quesito. Já fiz benchmarks onde Perl era 14x mais rápida que Python.

Muito cuidado com esse tipo de comparação. Normalmente é furada.

> Outra impressão que tive é que para desenvolver para Web, parece que com
> Python fica mais rápido para terminar de desenvolver.

Duvido. Aposto o meu salário do mês contra qualquer programador python
no mundo, do git init ao deploy.

Só pra começar, eu apresento o Catalyst e o Mojolicious:
http://www.catalystframework.org/
http://www.mojolicious.org/

Bônus:
http://onionstand.blogspot.com/2010/06/tweetylicious-twitter-like.html

> Já no quesito Administração de Sistema, Perl parece que leva vantagem por sua enorme
> quantidade de bibliotecas existentes no CPAN, praticamente prontas para o
> que se precisa.

Sim. Perl é muito utilizada por sysadmins.

> Olhem, não quero causar tumulto aqui na lista, mas somente gostaria de uma
> explanação imparcial de vocês sobre isto.

Tumulto nenhum. Aqui a gente discute numa boa sobre tudo. Tudo mesmo.
Mas adicione [OFF TOPIC] no assunto de vez em quando que os trolls não
vão te devorar muito.

> Posso considerar que Python é mais fácil de aprender do que Perl?

Pode. Isso é muito pessoal. Na prática, depende. Entretanto, vc vai
ver que Perl é algo muito além de sintaxe, com uma comunidade forte e
muito rica. Aqui tem de físico a surfista. Todo mundo se dá bem
(alguns de nós não gostam de pedagogas).

> Posso desenvolver mais rapidamente aplicações Web com Python do que Perl?

Poder, até pode, assim como você pode nadar com tubarões se quiser. Eu
não recomendo ;)

> Perl seria "mais indicado" para administração de sistemas ?

Perl é uma linguagem de propósito geral, multiplataforma,
multiparadigma, blablabla

http://rio.pm.org/mitos.pl#mito3

> O que eu posso fazer com Perl que não faria com Python (e vice-versa, se for
> aplicável) ??

Duvido que vc vá escrever módulos do kernel com qualquer uma das duas.
De resto, praticamente tudo que vc fizer com uma, vc deve conseguir
com a outra. O que muda é o grau de dificuldade de cada coisa.

Tem um trozilhão de tipos de projetos legais em Perl, de dynamic
library loading a games.

Não se assuste, aqui a gente é bem eclético. Só tem uma tradição que
quem fala que programa em python, tem que pagar uma rodada de cerveja
pra galera no próximo Encontro Social (que eu estiver, de
preferência).

Abraços e divirta-se.