[SP-pm] Boas Vindas ao teddyhammer!!

Teddy Hammer teddyhammer at hotmail.com
Mon May 23 18:53:15 PDT 2011

Opa. E aí pessoal? Antes de mais nada, obrigado pela recepção!
Sou Sysadmin e descobri este grupo atravéz da Lista dos usuários Slackware Linux a qual também faço parte. Também descobri que perdi um baita evento, ou seja, o Workshop que rolou agora no começo de Maio!! Que pena! Mas espero estar presente num próximo evento!

Na verdade estou começando a programar agora (tem uns 3 ou 4 meses) e conheço muito pouco da linguagem.
Minha intenção é usar a linguagem para administrar meus servidores e também programar para a Web.

Na verdade comecei com Python, mas o que me chamou a atenção do Perl foram as bibliotecas do CPAN as quais parecem ter bastante coisas prontas.

E é neste ponto que gostaria de começar a interagir com vocês, ou seja, gostaria de um comentário, totalmente isento da paixão de vocês, fazendo um comparativo, se é que é possível, entre PERL x PYTHON.
Sim, sei que estou numa lista de programadores Perl, mas gostaria de ter uma idéia da coisa, pois achei Python muito parecido com Perl principlamente no caso das Listas e Dicionários, porém, numa primeira olhada Perl parece ser mais difícil de aprender do que Python, por, aparentemente Python ter uma sintaxe "mais limpa" que Perl. Claro, nada que dedicação e paciência não resolva isto.
Quanto a uma impressão incial sobre ao desempenho das linguagens, parecem que ambas se equivalem.
Outra impressão que tive é que para desenvolver para Web, parece que com Python fica mais rápido para terminar de desenvolver. Já no quesito Administração de Sistema, Perl parece que leva vantagem por sua enorme quantidade de bibliotecas existentes no CPAN, praticamente prontas para o que se precisa.

Olhem, não quero causar tumulto aqui na lista, mas somente gostaria de uma explanação imparcial de vocês sobre isto.

Posso considerar que Python é mais fácil de aprender do que Perl?
Posso desenvolver mais rapidamente aplicações Web com Python do que Perl?
Perl seria "mais indicado" para administração de sistemas ?
O que eu posso fazer com Perl que não faria com Python (e vice-versa, se for aplicável) ??

Pessoal, mais uma vez me desculpem, mas o pouco parâmetro que tenho com alguma linguagem de programação é com o Python.
E como disse, pelo pouco que pesquisei sobre Perl me pareceu ser (apesar de um pouco mais "difícl" de aprender) uma linguagem muito poderosa

Saudações,
Teddy