[SP-pm] Equinócio: 8 dias !

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Mon Feb 21 05:17:12 PST 2011

Olá Pessoal,

Daqui 8 dias começa o nosso evento equinócio, que tem como principal
proposta gerar conteúdo na lingua portuguesa sobre a linguagem Perl.

E eu estou sentindo a falta de alguns artigos, como por exemplo REGEX.
Falar sobre extração de dados, arquivos e não termos nenhum artigo sobre
a pcre esta me soando estranho ! Não temos nenhum voluntário para isto ?
Isto é uma das nossas ferramentas mais usadas, não só na linguagem Perl,
como em vários outras que suportam a pcre, ou seja este artigo pode ser
uma referencia para vários programadores de diversas linguagens.

Outro artigo que estou sentindo falta é do Text::CSV, muitos dados
públicos estão sendo distribuídos através deste formato, e não há muito
mistério para efetuar uma abordagem em relação a ele.

Infelizmente o governo divulga dados em Excel também, e existe um módulo
muito interessante em Perl que talvez alguns da lista já tenham
experiência, como o Spreadsheet::ParseExcel[::Simple].

Nós temos mais de uma maneira de buscar dados, como por exemplo com lwp,
mecanize e Curl (né Lorn ?) :) Seria interessante abordar estas
ferramentas de maneira geral e explicar o objetivo de cada um deles, e
qual o nicho de utilização deles.

Uma outra abordagem interessante, é que muita gente quer escrever
"scripts" para enviar informações para redes sociais, como o twitter ou
mesmo por RSS e o nosso repositório esta farto de módulos como este.

Ah! E sobre XPATH ? Esta linguagem tem uma abordagem simples, porém
muito útil e que facilita a vida de muitos desenvolvedores que irão
buscar dados em sites que não sabem ainda o que são formatos abertos.
Existe muitos módulos no CPAN sobre XPATH, uns para casos simples e
outros para casos mais avançados, seria interessante abordar qualquer um
deles.

Além de sentir a falta de alguns artigos, estou sentindo a falta da
colaboração de algumas pessoas da lista. :-)

Eu tomei a liberdade de enviar este e-mail conversando com o Marcio
Ferreira, e ele me passou a lista de pessoas que estão confirmadas para
escrever:

- Por que Perl ? - Breno (Garu)
- Introdução ao Open-Data - Thiago Rondon (Maluco)
- Open-Data BR - Alexei (Russoz)
- Extraindo informação de PDF - Renato Santos (Cron)
- Comparaçao de Strings - Wesley Blabos
- XML Schema - Eden Cardin
- Mongoose (MongoDB + Moose) - Solli Honório
- KinoSearch (Search Engine) - Marcio Ferreira
- Perl e Unicode (entre outras codificações de texto) - Stanislaw Pusep
- Extração de dados com xpath e regex Exportando em ODF - Millen (extreme)
- Scraping web com Perl - Marcio Ferreira
- HTTPS - Gabriel Andrade
- Divertindo-se com Daemons - Daniel Mantovani.
- Distribuindo com RDF e encontrando com o SPARQL - Thiago Rondon.

Abs!
-Thiago Rondon