[SP-pm] [OT] Gramática

Eduardo Verissimo everissimo at gmail.com
Tue Feb 1 06:20:28 PST 2011

2011/2/1 Renato Santos <renato.cron em gmail.com>

> ou algo mais coloquial (ao menos para mim fica!)
> "Você torna-se eternamente responsável pelo daemon que cativas"
> ou seria,
> "Você se torna eternamente responsável pelo daemon que cativas" ???
>
> Alias, já frase q vc postou ja deveria ser coloquial, uma vez que é uma
> brincadeira com a frase do pequeno principe, não?!

Bem... Aí vai do que você acha informal. Não há nada mais informal que tu.
Você é paulista, eu imagino. :)

"Você" é contração de "vossa mercê", que era a maneira como uma pessoa
deveria se dirigir a um nobre em Portugal há alguns séculos. Acho que é
usado principalmente aqui em SP, de maneira coloquial. Mas depois de tudo
ainda há a questão principal: toda a brincadeira deve ser coloquial?
Resposta: não. :)

Ah! E nunca misture segunda com terceira pessoa!

Abraço!