[SP-pm] [OT] Sugestão: Raid-1 ou copiar ?

"Flávio R. Lopes" flavio.lopes at links.inf.br
Wed Dec 15 14:50:37 PST 2010

Olá Pessoal.
Gostaria de uma sugestão de vocês.

Um cliente meu disponibilizou uma máquina (um Intel E7400 com 2 Gb de
RAM) com 2 HDs de 1Tb para ser utilizado como servidor de backup.
Vou instalar Linux nesta máquina e estou em dúvida se faço um Raid-1 ou
se utilizo scripts para simplesmente "espelhar" as partições, copiando
os dados (arquivos "tar.bz2") de um disco para outro.
Pensei em fazer Raid pelo fato de que se um disco falhar, é só
substituir e fazer o sincronismo novamente, garantindo os dados e a
disponibilidade do servidor.

O que vocês sugerem?

Abraço,
Flávio