[SP-pm] Quando alguém disser que Java é melhor que Perl:

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Thu Nov 11 01:10:46 PST 2010

On 11/10/2010 03:09 PM, Eden Cardim wrote:
> Discordo, algumas linguagens são melhores que outras sim, tenta
> escrever um sistema operacional em whitespace ou brainfuck, é bem
> possível, mas desnecessariamente complicado. [...] pessoas que não
> sabem ler, também não sabem escrever, e pessoas que não sabem
> escrever, necessariamente vão implementar coisas ruins mesmo usando
> a melhor linguagem de todas (se é que existe tal coisa).

E mais uma vez o Eden se distingue com a melhor apresentação dialética
para uma explicação de engenharia. Disse tudo, Eden, e eu apoio. :)

Ao invés de discutir linguagens, eu sugiro que vocês se foquem em
comparar como exprimir certas coisas em certas linguagens.

Por exemplo: quão fácil e quão legível é ter uma expressão regular em
Perl e em ${coloque_aqui_sua_linguagem_favorita}?

O único propósito de uma língua (seja uma linguagem de programação ou
uma língua humana) é exprimir e codificar idéias. E há linguas onde é
mais fácil dizer certas coisas, e línguas que simplesmente não tem uma
palavra ou expressão para o conceito que se deseja expressar.

Por exemplo: não existe uma palavra na língua Portuguesa para expressar
o conceito de "morte por excesso de trabalho" (note que eu preciso de
uma frase para dizer o que eu penso). Os Japoneses dizem "過労死"
(karōshi) para transmitir o mesmo conceito. Agora, a pergunta chave:
em que língua é mais elegante exprimir o conceito de "morte por excesso
de trabalho": Português ou Japonês?

Eu acho que o "poder" de uma linguagem é uma função da sua
expressividade para aplicações específicas. Assim, para ser um bom
engenheiro de software, é preciso também conhecer e comparar muitas
linguagens, e saber o que é mais fácil e mais difícil exprimir em cada
uma delas.

Meus dois centavos do costume.
Putamplexos
--