[SP-pm] Quando alguém disser que Java é melhor que Perl:

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Wed Nov 10 06:09:33 PST 2010

    Hélder> Cada linguagem tem os seus pós e contras, ou uma linguagem como perl,
    Hélder> que permite os programadores fazerem aberrações( não que as outras não
    Hélder> permitam, mas comparando com python por ie) comparaveis com as one
    Hélder> line programmers feitos em bash não seria atacada como ilegível ou
    Hélder> magia negra.

Discordo, algumas linguagens são melhores que outras sim, tenta escrever
um sistema operacional em whitespace ou brainfuck, é bem possível, mas
desnecessariamente complicado. A questão é que essa é uma discussão
subjetiva e tende a não ir a lugar algum. Por exemplo: "vyrtvovyvqnqr
eryngvin" é legível? Eu diria que sim. Mas acho que a maioria dos
leitores diriam que não, até o momento em que eu explicar como raios
funciona essa "linguagem". A forma mais objetiva que eu acho que tem pra
se discutir esse tipo de coisa é coletando métricas de engenharia de
software, como por exemplo, a razão entre a quantidade de usuários do
sistema versus erros reportados versus custo total (em $) do
desenvolvimento do sistema. Existe uma vasta literatura a respeito de
como se fazer esse tipo de comparação mas que, infelizmente, poucas
pessoas lêem. A minha abordagem particular para a adoção de uma
linguagem é na quantidade/qualidade da literatura que a comunidade
consome, motivado pelo fato de que pessoas que não sabem ler, também não
sabem escrever, e pessoas que não sabem escrever, necessariamente vão
implementar coisas ruins mesmo usando a melhor linguagem de todas (se é
que existe tal coisa).

--
Eden Cardim
Software Engineer