[SP-pm] Quando alguém disser que Java é melhor que Perl:

Hélder Máximo Botter Ribas helderribas at gmail.com
Wed Nov 10 02:19:19 PST 2010

Concordo

As pessoas deveriam abrir um bom livro como Programming Language
Pragmatics ou terem mais bom senso.

Cada linguagem tem os seus pós e contras, ou uma linguagem como perl,
que permite os programadores fazerem aberrações( não que as outras não
permitam, mas comparando com python por ie) comparaveis com as one
line programmers feitos em bash não seria atacada como ilegível ou
magia negra.

Temos que ser neutros em relação a batalhas de linguagens, e termos
fundamentos quando precisamos falar que linguagem X vai ser a salvação
da lavoura.

Por exemplo:

http://shootout.alioth.debian.org/u32q/perl.php

Perl é imbativel nas expressões regulares e processamento de texto
PERIOD, em outros casos perde de lavada, mas esse teste não verifica
as libs existentes, a qualidade dos códigos, etc.

Um exemplo de uso de Perl que java sofre são nas libs de administração
do CPAN e a quantidade maior de administradores que sabem Perl e a
quantidade maior de instalações Perl em maquinas de produção do que
Java.

Mas se for para o lado Enteprise ( se deus quiser nunca mais volto
para esse mundo), a quantidade maior de servidores de aplicações Java
é um ponto a favor.

Se pensar em outros tipos de serviços e aplicações, vamos começar
listar N razões para cada linguagem, como existencia de determinados
frameworks, suporte em determinados aplicativos, padrões respeitados,
empresas responsáveis pelo produto.

Sem falar que o argumento mais duro de todos é o "Quem manda quer X, obedeça".

Já vi PM fazer isso, resultado, em 6 meses o PM foi destituido, a
equipe dispensada e reiniciado o projeto atrasado e com outra visão de
negócio aonde o arquiteto definiu a estrutura. O projeto era de 3
meses, acabou indo para 9 por visões simplistas de frameworks e
linguagens.

Acabei de sair de uma empresa por causa desse tipo de mentalidade.
Leiam livros, programem em outras linguagens e evitem preconceitos
(Quando se tem conceitos contra e a favor a brincadeira fica mais
divertida :-P )

Helder