[SP-pm] Perl dentro do HTML(não é formulário)

Blabos de Blebe blabos at gmail.com
Sat Oct 23 16:50:23 PDT 2010

Só complementando as respostas, José, desculpe se eu estiver chovendo
no molhado ou sendo impreciso.

Um aplicação web típica possui uma arquitetura cliente-servidor. Isso
significa que parte dela acontece no cliente e parte no servidor. É
muito importante saber bem como funcionam as coisas.

Em geral o que temos é um sevidor web (apache, IIS, nginx, etc) que
aceita conexões de clientes (browsers). A partir dessas conexões, o
browser envia um pedido que o servidor atende executando uma (ou parte
de uma) aplicação.

Essa aplicação roda no computador servidor processando alguma
informação. O resultado dessa aplicação (normalmente html) é enviada
de volta para o browser como resposta. O browser então interpreta esse
texto "desenhando" a página na tela do browser.

Note que a partir do momento que o servidor web envia a resposta
(html) para o browser, ele (e consequentemente qualquer script que
rode nele) não tem mais nenhum controle sobre o conteúdo enviado. A
parte dele acabou e está entregue ao browser.

A forma old-fashion de atualizar a página é fazer o browser enviar um
novo pedido e receber uma nova página completa.

Para evitar esse reload quando precisamos apenas atualizar um pequeno
pedaço, vieram as requisições assíncronas (AJAX) que (em geral) são
feitas via javascript rodando no cliente (browser).

Com elas você pode requisitar uma parte da informação ao servidor e
usar o javascript (que está no cliente) para atualizar parte da página
(que está no cliente), sem que seja preciso recarregar toda a página.

Você pode fazer isso com javascript puro ou com algum framework
javascript como o JQuery.

Recentemente, como citou o Nelson, O Flávio Glock, criou o perlito que
quebrando paradigmas, roda Perl no cliente, e não no servidor. Isso dá
margem para tentar fazer a requisição assíncrona usando Perl no
browser, mas eu não faço a menor idéia de como seria isso.

Pra quem gosta de buzzword, também tem o AJAJ - Asynchronous
Javascript and JSON, quando o resultado não é um xml, mas sim um Json.

Abraços