[SP-pm] Duvida primaria

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Tue Oct 19 07:07:39 PDT 2010

Oi Jonhnes!

Seguinte, eu não sei qual a sua familiaridade com programação, mas de
maneira geral você pode fazer isso abortando o programa 'estupidamente' no
caso dos chamados 'erros fatais', que, no caso de Perl, são tratados com a
função 'die'. Para os casos em que você pode querer tratar isso, depende
muito do que você está fazendo. Alguém comentou sobre a função 'exit'. Esta
é uma outra função que vocẽ pode usar para terminar o programa retornando
alguma coisa(exit(1);, por exemplo).

Você pode usar tratamentos de erros utilizando 'eval', por exemplo:

<snippet>
use strict;
use warnings;

eval{ #alguma ação que pode gerar um erro fatal se não for tratado};
if($@){
    #Tratando erro aqui;
    exit 0; #se nao tiver jeito...
}
elsif(#algumacondicao){
    #Outro tratamento aqui;
}
else {
   #Pronto, ja tratei todas as possibilidades possiveis
}

exit 1;
</snippet>

Você pode utilizar módulos para tratamento de erros. Tem um que sempre
comentam por aqui, mas eu não gosto muito dele. Chama-se Try::Tiny(
http://search.cpan.org/~nuffin/Try-Tiny-0.06/lib/Try/Tiny.pm ).

Cheers!

André Garcia Carneiro
Analista/Desenvolvedor Perl