[SP-pm] Imagem na página principal do SPPM

Otávio Fernandes otaviof at gmail.com
Tue Oct 12 05:38:37 PDT 2010

2010/10/12 Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk>:
> Mantovani,
>
> Eu vi o André Carneiro falar de alguma coisa sobre a página principal do
> SPPM, e fui lá olhar.
>
> Eu fiquei assustado com o tamanho da imagem que está na primeira página:
> é um monstro de 403K, fazendo propaganda do Equinócio de Setembro.

Eu escrevi uma ferramenta simples para auxiliar na otimização de imagens, ou
seja, sem reduzir a qualidade ou resolução, somente o tamanho físico, e o
resultado com este "monstro" foi o seguinte:

$ perl bin/optimize_it ~/Downloads/equinocio_set_2010.png
Optimized (-17K): '/Users/otaviof/Downloads/equinocio_set_2010.png.optimized'
21 wallclock secs ( 0.01 usr  0.01 sys + 18.66 cusr  0.35 csys = 19.03 CPU)
$ ls -lh ~/Downloads/equinocio_set_2010.png*
-rw-r--r--@ 1 otaviof  staff   402K Oct 12 14:26
/Users/otaviof/Downloads/equinocio_set_2010.png
-rw-r--r--  1 otaviof  wheel   385K Oct 12 14:27
/Users/otaviof/Downloads/equinocio_set_2010.png.optimized

Não foi uma diferença muito grande, somente 17k a menos (aproximadamente 5% a
menos). Porem, esta ferramenta pode ser útil para mais situações.

http://github.com/otaviof/Perl-Image_Optimizer

> Eu não sou desenvolvedor web, mas fiquei já muito chateado de ver que a
> página leva consideráveis 2 segundos para carregar. E olha que aqui a
> Internet é rápida...

Não sei se uma imagem com este tamanho e qualidade pode ficar muito menor,
opinião de um leigo no assunto.

> Será que você não pode por favor comprimir esta imagem em um JPEG a 85%,
> com esquema de armazenamento 2x2x1x1 (para produzir o menor arquivo
> possível), e bit "progressivo" ligado (para dar feedback visual para o
> usuário durante a carga da imagem)? (Alguém que entenda mais disso do
> que eu poderia tentar gerar a imagem e mandar só para o Mantovani)

Na realidade, o melhor formato para este caso seria o PNG8 mesmo, talvez
somente reduzir a qualidade e ver como vai ficar...

> Comprimindo a imagem desta forma, eu consegui reduzi-la para 78K,
> aproximadamente 20% do tamanho original. Ainda não é o ideal, mas é um
> bom ganho em banda e velocidade de carga da página.

Parece ótimo o tamanho. Agora a pergunta fica na qualidade da imagem mesmo.

> Mantovani, parabéns pelo excelente trabalho que você está fazendo,
> mantendo o website. Você decididamente conquistou um lugar prá você
> nesta comunidade. :) E também conquistou o respeito de um certo troll
> aposentado desta lista.

$mantovani++;

> Putamplexos.
> --
> Luis Motta Campos is a DBA,
> Perl Programmer, foodie and photographer.

um abraço,

--
Otávio Fernandes
otaviof at ( gmail.com, cpan.org )