[SP-pm] atalhos toscos

Daniel de Oliveira Mantovani daniel.oliveira.mantovani at gmail.com
Tue Oct 5 23:18:48 PDT 2010

2010/10/5 Stanislaw Pusep <creaktive em gmail.com>:
> Veja bem Eden, a questão que levantei não é a eficiência (quem quer algo
> eficiente que faça em assembly) nem a legibilidade (<flame_warning>quem quer

Eu particularmente, acho que a palavra "eficiência" é uma palavra
muito ampla, fica muito indefinido a referência a que/quem está
empregando trabalho. Em determinado contexto, um código em assembly é
menos eficiente que um código escrito em Perl e outro contexto a
situação se inverte. Se a referência de quem está empregando trabalho
for a de um programador ou se a referência de quem estiver empregando
trabalho for uma CPU.

A título de curiosidade,
No prefácio( ou no primeiro capítulo ) do livro Art Of Computer
Programming 3rd, o Donald Knuth argumenta muito sobre o uso de
linguagens de baixo nível, como argumenta também sobre o uso de
linguagens de alto nível, além dele mesmo dizer que desde 19xx ele
raramente usa/precisa usar uma linguagem de baixo nível como assembly.
Eu não vou colocar a parte exata do livro, pois eu não estou afim de
procurar e depois copiar.

OBS: É claro que além do contexto, de "comparar" programas entre
linguagens existe também o algoritmo,

> algo legível que programe em Python</flame_warning>); trata-se do "There's
> more than one way to do it". Assumi abertamente que os meus atalhos são
> *toscos*, mas cada um postando uma gambiarrinha de estimação todos nós
> aprendemos um pouco de Perl :D
>
> P.S. - curti pacas o "$hashref = { some_key => $string =~ /(\d+)/ && $1 }"!
> Tô pensando em como juntar com um "map" para fazer "micro-Getopt" ;)

http://www.danielmantovani.com

"If you’ve never written anything thoughtful, then you’ve never had
any difficult, important, or interesting thoughts. That’s the secret:
people who don’t write, are people who don’t think."