[SP-pm] atalhos toscos

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Tue Oct 5 19:15:40 PDT 2010

  Em 05-10-2010 21:40, Stanislaw Pusep escreveu:

> Veja bem Eden, a questão que levantei não é a eficiência (quem quer
> algo eficiente que faça em assembly) nem a legibilidade
> (<flame_warning>quem quer algo legível que programe em
> Python</flame_warning>); trata-se do "There's more than one way to do
> it". Assumi abertamente que os meus atalhos são *toscos*, mas cada um
> postando uma gambiarrinha de estimação todos nós aprendemos um pouco
> de Perl :D

Se você mesmo assumiu que eles são toscos, não tem por que rejeitar
comentários produtivos para o teu aprendizado. Alias, este é uma das
partes mais divertidas da comunidade Perl. Aproveite! ;-)

<flame_warning>

Recomendo: http://michalisavraam.org/2009/05/readability-vs-legibility/

Lembre-se: Larry Wall é também um linguista, e existe uma influência
forte.... .

Eu trabalho diariamente com projetos em Perl e Python, e minha opinião é
que Python é uma linguagem simples, e tem a proposta de te oferecer o
poder baseado nesta filosofia.

Enquanto que programar em Perl, o poder esta na reflexão da sua sintaxe,
operadores e nas opções que você pode usufruir. Isto pode ser divertido
para quem gosta do que faz e entediante para quem não quer saber como as
coisas funcionam.

Ou seja, IMHO o poder do Perl esta na curiosidade, na interpretação, na
comunidade, nas pessoas, na sintaxe, nas opções para cada tipo de
problema e no estudo da ciência da programação.

Nem todos os problemas são simplesmente os mesmos.

</flame_warning>

Cuidado com a interpretação sobre o TIMTOWTDI - às vezes a coerência não
é uma coisa ruim -, assim como o cuidado sobre programadores que
escrevem códigos legiveis e tolos independente da linguagem.

Abs,
-Thiago rondon