[SP-pm] [OT] cron e os processos pesados

Otávio Fernandes otaviof at gmail.com
Thu Sep 30 01:43:51 PDT 2010

2010/9/30 Stanislaw Pusep <creaktive em gmail.com>:
> Opa, excelente ideia! Tinha me esquecido do "set", vai que... Amanhã eu
> testo!

Não se esqueça de jogar o arquivo "myenv.txt" em um lugar que você vai
encontrar com facilidade depois.

> O máximo que chega são 10 minutos. Mas já rodei coisas do cron que levavam
> 10 horas para terminar. Estou certo de que excede os recursos. Porém por que
> roda pela shell na boa, então? :)

Esta é uma pergunta que você vai responder em breve, só falta um pouco de
"debug". Se você quer evitar que dois processos rodem simultaneamente, use o
Proc::PID::File, é bastante simples.

    http://search.cpan.org/~ecalder/Proc-PID-File-1.27/

> A solução grotesca que encontrei foi abrir uma sessão do "screen", e nele
> rodar: "while sleep 1800; do perl stats.pl; done". Aí eu desassocio o
> "screen" e maravilha! Funciona por semanas a fio desta maneira.

Na realidade, o screen não foi feito para ficar executando as suas rotinas de
sistema, no entanto ele pode servir para isso, assim como uma chave-de-fenda
pode servir como um martelo em alguns casos.

O correto seria usar o "nohup", você vai ter o mesmo resultado.

    $ man nohup

> Nenhum. Se fosse, nem executaria, ou sempre travaria no mesmo ponto. Mas
> parece randômico.

Então, porque você está se preocupando com o seu env? Porem não custa
confirmar esta informação:

    $ grep --color '\$ENV' stats.pl

Ou, se você preferir:

    $ ack '\$ENV' stats.pl