[SP-pm] [OT] cron e os processos pesados

Stanislaw Pusep creaktive at gmail.com
Wed Sep 29 18:10:27 PDT 2010

> Não custa ver como anda o seu ambiente também:
>
> * * * * * ( set && env ) >> myenv.txt 2>&1

Opa, excelente ideia! Tinha me esquecido do "set", vai que... Amanhã eu
testo!

> A ideia de jogar os processo no background não é uma boa ideia, neste caso.
> Primeiro é necessário saber quanto tempo eles (os processos) demoram para
> executar, um simples "time" resolve. Se for um período razoável de tempo,
> você
> vai ter que tomar providências.

O máximo que chega são 10 minutos. Mas já rodei coisas do cron que levavam
10 horas para terminar. Estou certo de que excede os recursos. Porém por que
roda pela shell na boa, então? :)

Veja os fontes.

A solução grotesca que encontrei foi abrir uma sessão do "screen", e nele
rodar: "while sleep 1800; do perl stats.pl; done". Aí eu desassocio o
"screen" e maravilha! Funciona por semanas a fio desta maneira.

Algum comportamento do seu software é passado através das variáveis de
> ambiente?

Nenhum. Se fosse, nem executaria, ou sempre travaria no mesmo ponto. Mas
parece randômico.

> Perai. Você mandou ele fazer isso? Não acredito que este seja o
> comportamento
> padrão do crontab.

Nem eu, ehehe!