[SP-pm] Algumas duvidas sobre Perl

Solli Honorio shonorio at gmail.com
Thu Sep 23 10:54:34 PDT 2010

Ramon,

A thread está longa e acho que saiu bastante da tua pergunta. Vou repetir
algo que digo sempre, aliais, até fiz uma apresentação sobre isto.

Se você está fazendo esta pergunta é porquê você está iniciando, então lá
vão os meus conselhos :

   1. Aprenda a comunicar-se bem e com boa qualidade. Verbalizar
   corretamente no idioma Português dominar o Inglês é fundamental para você se
   destacar em todos os aspecto da tua vida;
   2. Aprenda e domine os fundamentos. Preste atenção, fundamento não é o
   mesmo que básico, muito pelo contrário. Antes de decidir-se em programar
   numa ou outra linguagem de programação, domine (ou pelo menos saiba) a
   lógica de programação, algorítimos, teoria de programação orientado à
   objeto, teoria sobre relacionamento de dados, etc. Produtos trocam de nome
   com grande frequência, mas os fundamentos nunca (ou raramente). Eu por
   exemplo conhecei trabalhando com DOS e Netware 2, e fui acompanhando todas
   as ondas de sistema operacionais até então (foi um dos primeiros MSCE no
   Brasil) e hoje estou integralmente com Linux e me sinto pronto para qualquer
   outro S.O, isto porque eu posso não saber os comandos da interface do novo
   S.O, mas sei como é o comportamento de qualquer SO (ou os fundamentos),
   então o meu aprendizado é rápido;
   3. Desenvolva a habilidade de ser auto-ditada. A informação está lá fora
   aguardando você, encontre a melhor maneira de colher estas informações
   sozinho e cresça profissionalmente;
   4. Tente encontrar nichos de mercado não, ou pouco, explorado. Evite o
   efeito manada, a menos que você seja o líder, o cabeça da manada. Do
   contrário você será nivelado por baixo no meio da manada. Se você quer
   programar em PHP, logo será classificado como IGUAL aos 200 outros que
   enviaram CV, a menos que você seja um membro reconhecido na comunidade.
   Analise o mercado e tente encontrar algum nicho onde será mais simples você
   se destacar e com isto obter maiores ganhos financeiros;
   5. Queira ser o melhor. O mercado de tecnologia está precisando muito de
   profissionais, e mesmo assim tem profissionais de tecnologia desempregado
   (ou sub-empregado). Isto porque a maioria dos profissionais de tecnologia
   são medíocres;
   6. Cuide da tua saúde cultural. Não tem nada mais chato do que conviver
   com pessoas que só tem um assunto. Descubra hobies que lhe dê prazer e deixa
   de ser um chato;
   7. Cuide do teu networking. As melhores oportunidades de trabalho estão
   no networking, não na agência de emprego ou no jornal. A comunidade
   opensource é excelente para isto. O destaque na comunidade invariavelmente
   significa em boas propostas;
   8. Saiba a dizer não, ou a recusar propostas que não vai lhe agregar
   profissional/pessoalmente. Pode parecer estranho, mas normalmente trabalhar
   em lugar 'roubada' vai lhe prejudicar muito. Você vai perder tempo numa
   coisa que não vai lhe ajudar a se destacar e só vai empatar o teu tempo. Não
   tenha medo de dizer não as coisas que não vão lhe ajudar.

Como você pode observar, na minha visão o teu futuro está nas tuas mãos. O
auto conhecimento e o domínio dos fundamentos da tecnologia poderá ser a tua
melhor bússola.

Abraços,

Solli M. Honório