[SP-pm] Algumas duvidas sobre Perl

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Wed Sep 22 15:49:14 PDT 2010

2010/9/22 Eden Cardim <edencardim at gmail.com>:
> Perl também é compilado, qualquer linguagem de computador é compilada,
> por definição.

Existem linguagens que não possuem nenhum passo de compilação. Ruby
era assim até alguma versão nem tão antiga assim. Tcl acho que é assim
até hoje. No mundo antes do Chrome, acho que todas engines de
JavaScript eram puramente interpretadas.

Perl possui um passo de compilação que traduz o código pra opcodes
internos e depois executa a árvore. Uma linguagem puramente
interpretada não realiza nenhum passo de tradução, o código é lido e
executado.

Na verdade, o que normalmente gera dificuldade na cabeça das pessoas é
a idéia de que pra ser "compilado" o passo de compilação deve ser
explícito. Por exemplo, Java não compila (normalmente) pra código
nativo, mas ninguém tem dúvida se é compilada porque você primeiro
chama o "javac" depois executa com o "java".

Perl compila e depois executa de uma vez. Por isso é confuso pra
algumas pessoas. Mas existe um passo de compilação pra um código
intermediário, apesar de não ter um JIT como Java/.NET/Psyco.

-Nilson