[SP-pm] Algumas duvidas sobre Perl

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Wed Sep 22 06:34:53 PDT 2010

> O Perl, o C entre outras não são modismos.São linguagens que sobrevivem por
> décadas por que são linguagens feitas por programadores para programadores e
> que resolvem problemas de programadores... Diferente, por exemplo do Pascal
> e do Basic que foram linguagens feitas para estudantes, ou do Visual Basic e
> das .Net da vida que são linguagens feitas para que qualquer um, mesmo sem
> conhecimentos devidos possa programar. Consequência disso: Queda do valor da
> mão de obra. Um profissional open-source ganha, em média, até 30% a mais que
> um profissional de sistemas Microsoft.

Ninguém disse que Perl e C é modismo. Eu disse que PARA MIM, Ruby parece uma
linguagem que está na modinha...

Só uma observação( tenho certeza que você sabe disso ), .NET NÃO é
linguagem, mas um 'framework' para desenvolver software orientado a
componentes. Achei importante ressaltar isso para não gerar confusão.

Pascal e Basic não foram linguagens feitas para estudantes. Existem diversas
aplicações científicas e comerciais para ambas as linguagens. No caso de
BASIC, é muito usada em calculadoras científicas como as HPs que facilitam
cálculos com derivadas e integrais complexas, utilizando cálculo numérico e
geometria descritiva para gerar gráficos em três dimensões. Basic tem até
uma implementação para jogos bem conhecida no meio chamada 'Dark-Basic', sem
mencionar a profanação da linguagem conhecida como Visual Basic... Já no
caso de Pascal, é verdade que se vê muito dentro das universidades,
principalmente, mas isso não significa que seja uma linguagem de
'estudantes'. Tem muito trabalho sério com Pascal. No mercado de trabalho
formal( não-acadêmico ), é bom sempre lembrar que Delphi é baseado na versão
orientada a objetos do Pascal, portanto tem coisa ' a dar com pau ' feita em
Pascal(Delphi) no mercado ...

Cheers!