[SP-pm] NoSQL não é um conceito, arquitetura, modelo, ... ! [Was: [off-topic] Artigo sobre ... ]

Solli Honorio shonorio at gmail.com
Sun Sep 19 14:18:44 PDT 2010

Oi Suissa,

A utilização incorreta dos termos realmente leva a estas discussões longas.
A maioria das pessoas aqui tem uma excelente relação com os fundamentos
acadêmicos, e acredito que também seja a tua posição como professor.

Podemos começar com a confusão entre o termo 'conversador' e 'xiita'. Sim a
maioria dos iniciados são conservadores, isto porque temos um profundo
respeito com os fundamentos acadêmicos que nos ajuda a economizar tempo e
dinheiro evitando o puro marketing.

Outra grande confusão, dentro deste assunto, é com o termo SQL. SQL, na
concepção da palavra é apenas uma linguagem (tal qual tantas outras) que é
especializada em trabalhar com estruturas de dados (se é que eu posso dizer
isto, mas estou tomando esta liberdade poética). É fato que, erroneamente, a
linguagem SQL virou sinônimo de banco de dados relacional ao ponto de ser
incluído no nome de diversos deles.

Acredito que isto não seja novidade para você, mas apenas para equalizar o
nosso conhecimento é importante deixar claro que o NoSQL é um termo novo
para referenciar aos sistemas de armazenamento não relacional. Armazenamento
não relacional é tão antigo quanto a computação, aliais é a primeira e a
mais usual forma de armazenamento. O armazenamento relacional só surgiu como
conceito na década de 70, já o NoSQL não possui especificação alguma. É
apenas um termo novo cunhado e utilizado como marketing apropriando-se de
diversas outras tecnologias não relacional.

Escrito, ou lido, isto quero deixar claro que o 'implicação' aqui é apenas
com a confusão (proposital ou não) de tentar ter o NoSQL como uma tecnologia
ou produto. Pra mim, e outros tantos, NoSQL é um buzzword. Cassandra,
MongoDB são sim produtos com tecnologias bem definida e com utilização
clara.

Acho que isto mostra que temos boas informações sobre as tecnologias de
armazenamento, e que será necessário mais do que uma referência na wikipedia
para convencer alguns membros da lista. Mas não considera isto como um
'deboche' as tecnologias de armazenamento não relacional, muito pelo
contrário, a utilizamos em várias situações, mas com os nomes corretos.

Abraços,

Solli M. Honório