[SP-pm] NoSQL não é um conceito, arquitetura, modelo, ... ! [Was: [off-topic] Artigo sobre ... ]

Suissa jnascimento at gmail.com
Fri Sep 17 14:43:16 PDT 2010

Dando um exemplo de Pessoa

Normalmente vc teria tabelas para pessoa, p.fisica/juridica, cidade, estado,
telefone

No nosql tds esses dados devem ser agrupados no registro da pessoas como um
array interno ou um campo. Ou seja vc não precisará criar joins para
retornar tds as infos q vc necessita na consulta. Isso vai gerar redundancia
sim porém os NOSQL não veem para resolver esse problema como os relacionais,
eles são focados em escalabilidade.

Amigos esto indo dar aulas mas espero q possamos discutir mais sobre assunto
que gosto muito e podemos definir certos conceitos ainda nebulosos do
publico em geral.

2010/9/17 Thiago Rondon <thiago em aware.com.br>

>  Em 17/09/10 18:18, Suissa escreveu:
>
>  Acho q vc nao deve nem ter lido a wikipedia, porem se quiser se interar

> Retirado do wikipedia...
>
> "In computing <http://en.wikipedia.org/wiki/Computing>, *NoSQL* is a term
> used to designate databases which differ from classic relational databases <
> http://en.wikipedia.org/wiki/Relational_databases> in some way."
>
> IMHO, apesar de não ser a melhor fonte de informação sobre este assunto,
> ela diz que não é nenhum  um "sistema", mecanismo, metodologia, tecnologia
> ou etc... É um "termo" utilizado .... (...).

> [...]

Jean C. Nascimento aka Suissa
Prof. Análise e Soluções Web Fafit/Facic - Itararé - SP

skype: suissa_pg
gtalk/msn: jnascimento em gmail.com
twitter.com/suissacorp
www.suissacorp.com.br/
facebook.com/suissacorp

WebDeveloper
www.wgbnet.com.br/
<http://www.wgbnet.com.br/>
NoSQL Evangelist - MongoDB Contributor
nosqlbr.com.br/
<http://nosqlbr.com.br/>
iGrape Evangelist - Coordenador Geral
http://igrape.org
<http://igrape.org>
TheWebMind Evangelist - Coordenador de Interface & NoSQL
http://thewebmind.org/