[SP-pm] Modulo Perl - monitoramento básico

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Mon Sep 13 10:01:06 PDT 2010

André, na verdade essa é uma péssima idéia, e não vai adiantar de
> nada. Dependendo do delay do seu script de monitoramento, o cliente
> vai mandar mais N requisições para o servidor travando tudo. Pela
> experiência que eu estou tendo no meu último projeto agora, a melhor
> forma para se controlar isso, é com uma fila, sem dúvidas eu usaria o
> RabbitMQ que permite você controlar essa fila do jeito que você
> quiser. O Gearman, no caso ele não te da informações de quantos
> processos estão na fila.(Não até onde eu sei). Os outros dois que o
> Otávio citou eu não conheço.

Travando tudo por que??? De qq forma vou dar uma olhada no RabbitMQ. Valeu!

> [...]
>

> Em um prédio, você pode ficar apagando o incêndio, ou você pode parar
> tudo e descobrir as causas, se a televisão já queimou metade, não
> adianta querer apagar o fogo porque não vai mais dar para usar, o que
> se pode fazer é estudar as causas para quando comprar a nova
> televisão, ela não se destruir pelo fogo. Ou seja, sei que você está
> atolado de trabalho aí, mas vale sim parar tudo, e olhar isso aqui
> acima.
>
> Deixe os sysadmins cuidarem do monitoramento :P

Eu entendo o seu ponto de vista, Mantovani. O monitoramento de fato está nas
mãos dos sysadmins, no entanto, quem deve dar a solução ou suporte a alguma
solução na camada de aplicação sou eu, não o sysadmin. Só para você entender
melhor, o problema é que os usuários dos sistemas não se importam( e não
devem ), com quanto recurso de máquina ele está usando. O software deve
prover esse tipo de gerenciamento, e de forma transparente. Imaginei que o
enfileiramento racional dessas tarefas possa ser suficiente para conseguir o
que eu quero. Mas parece que não.

O Gearman parece ser uma solução interessante quando se tem mais de um
servidor disponível para distribuir o processamento. Mas o meu caso não é
esse( ainda ). Eu tenho um servidor apenas, e preciso tomar cuidado
principalmente com processamento e I/O, que são as maiores fontes de demanda
de recurso pelo software hoje.