[SP-pm] Boas Vindas ao Tales Pinheiro de Andrade

Tales Pinheiro de Andrade tales at talesp.inf.br
Mon Sep 13 08:27:12 PDT 2010

Ola a todos e obrigado pelas boas-vindas.

Bom, fiquei sabendo da lista através do Wesley Seidel.

Atualmente faço mestrado em computação, um pouco mais especificamente em
bioinformática. Na verdade, devo contruir uma ferramenta que auxilie os
pesquisadores a encontrar redes genicas a partir de séries temporais.

A ferramenta principal é feita em C++, usando biblioteca pronta que usa uma
técnica de IA para solução de problemas genéricos, e portanto o foco é
aplicar essa técnica (constraint programming) para resolver um problema de
bioinfo.

Meu interesse principal em perl é processar o resultado da ferramenta
principal e gerar os gráficos para analise dos dados, como tempos de
execução, proporções de resultados, etc.

Mas além disso, sou programador C e um pouco de C++. E de vez em quando
aparecem tarefas repetitivas que podem ser automatizadas com um script. Acho
que perl pode ajudar nos dois.

Talvez fale uma heresia por aqui, mas atualmente já tinha começado a fazer
os dois em Python, sem um motivo especifico. Talvez tenha caido em Python
primeiro por ter visto primeiro algumas aplicações científicas feitas com
ela, e algumas para Mac. Eu uso Mac, e sei que existe o PyObjC, para criar
aplicações com GUI para Mac. Foi concidencia eu descobrir o PyObjC enquanto
ouvia podcasts de desenvolvimento para Mac. Esse é um segundo interesse.
Sabem de algo do gênero?

Tales Pinheiro de Andrade