[SP-pm] The Definitive Guide to Catalyst

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Thu Sep 2 02:42:33 PDT 2010

On 08/28/2010 08:12 PM, Eden Cardim wrote:
> Cara, eu não concordo, eu acho que o mod_perl complica as coisas
> desnecessariamente. Com a abordagem do mod_perl de embutir o
> interpretador de perl no apache você não consegue fazer atualizações com
> 0-downtime porque você precisa reiniciar o apache para poder atualizar a
> aplicação,

Uma observação aqui: eu tenho arquiteturas baseadas em "coisas" (muitas
coisas -- não vem ao caso) embutidas no apache e ainda assim consigo
fazer atualizações com zero-downtime. O que acontece é que todas as
minhas atualizações são desenhadas para funcionar assim:

1. Remove o apache do load-balancer;
2. Atualiza o software, reinicia o apache;
3. Recoloca o servidor no pool de serviço do apache.

Desta forma, eu posso fazer atualizações de software com zero-downtime.

Isto se aplica em qualquer situação onde o seu engenheiro de redes
participa ativamente do seu projeto de sistemas, e não é apenas um
fulano num canto obscuro do seus sistemas, mantendo uma coisa que
ninguém sabe o que é ou como funciona.

Aí estão meus dois centavos.
Putamplexos
--