[SP-pm] Ocultar senhas dentro de Scripts Perl

"Flávio R. Lopes" flavio.lopes at links.inf.br
Wed Sep 1 05:59:42 PDT 2010

Olá Blabos.
Bem, como já disse em email anterior, eles me contrataram para
administrar este Server, pois a pessoa que fazia isto foi embora.
Portanto este servidor já estava em produção quando "assumi" ele. O
gerente do CPD quer ter a senha do root de qualquer forma e inclusive
existe mais um funcionário que também tem a senha. Aí não posso fazer
nada né! Só avisei que não me responsabilizo por eventuais problemas de
segurança e "fuçadas" no sistema.
O problema surgiu quando precisei implentar alguns scripts meus onde
gostaria que os dados tivessem privacidade, o que ficaria muito difícil
quando mais de uma pessoa tem a senha do root !
Para evitar dor de cabeça futura, resolvi fazer um backup periódico dos
arquivos de configurações, e como já disse anteriormente resolvi isto
com rsync+ssh onde a chave pública fica no server e a chave privada fica
num outro servidor (que é de onde partem as requisições) onde só eu
tenho acesso.