[SP-pm] The Definitive Guide to Catalyst

Thiago Glauco Sanchez thiagoglauco at ticursos.net
Sat Aug 28 18:54:30 PDT 2010

Em 28/08/2010 21:00, Nilson Santos Figueiredo Jr. escreveu:

> [...]
> leva junto o processo do Apache. Isso pode ser algo raro, mas se torna
> comum quando você começa a combinar vários módulos XS, em especial o
> ImageMagick.
>
> Esses conselhos vem de experiência própria de diversos desenvolvedores
> que implantaram diversas aplicações reais e que tratam de um alto
> volume de tráfego. Não jogue isso fora e assuma que a sua experiência
> é mais valiosa. O padrão da comunidade foi evoluindo ao longo dos anos
> baseado na experiência coletiva, não foi uma pessoa que escreveu a sua

Em momento nenhum quero considerar minha experiência mais valiosa que a
da comunidade. Ao contrário considero estas conversas muito produtivas e
bom saber destes problemas. Considero antes as conversas uma troca de
experiências. Pensei que a troca do mod_perl pelo fcgi se dava pela
maior facilidade em configurar o FCGI em detrimento de outras
características do mod_perl. Perceba que em 2007 nem pertencia a
comunidade e levantar essa conversa ajuda a esclarecer os porques, mas
como disse um colega, não lembro qual, uma vez: Um Hacker pergunta os
porques e um macaco pergunta apenas como fazer.
Além do que estas conversas fazem perceber que algumas pessoas usam uma
ou outra tecnologia apenas por que foi recomendado sem saber a fundo o
que existe por traz da recomendação. Como, por exemplo, considerações
sobre a criação de vários interpretadores do Perl não fazem mais sentido
no mod_perl2. Minha explicação anterior surgiu por que um colega afirmou
que o FCGI tem o desempenho melhor que o mod_perl, o que não é a pura
verdade. Aproveitando a dica, vou evitar módulos XS em meus projetos.
Por outro lado o banco Inteligo substituiu sua solução de internet
banking de uma solução Java para o mod_perl e o mojam.com roda 100% em
Apache mod_perl e Mason... então ainda acho que o mod_perl não é algo
para simplesmente se descartar.
Bugs fazem parte de qualquer desenvolvimento complexo e, infelizmente,
shit happens... Acredito que seja melhor no longo prazo investir na
evolução do mod_perl a abandona-lo e usar o FCGI. Soluções como o
mod_php e os mod_<qqcoisa> estão se multiplicando por que, embora o FCGI
atenda diversas linguagens é mais vantajoso a linguagem ter um módulo
próprio que atenda suas características intrínsecas a uma solução geral,
para diversas linguagens.