[SP-pm] SaoPaulo-pm Digest, Vol 71, Issue 49

Gabriel Vieira gabriel.vieira at gmail.com
Fri Aug 20 11:53:54 PDT 2010

2010/8/20 Pinguim Azul <bluepenguin em gmail.com>:

> Concordo plenamente! Por isso que eu digo que você não pode modelar
> uma linguagem de programação numa linguagem natural. Na linguagem
> natural, você usa gestos para desambiguar o texto. "Vamos ali",
> acompanhado de um gesto apontando um lugar, não é ambíguo. Mas como
> você adiciona o gesto num código-fonte?

A comunicação entre deficientes visuais não se encaixa nessa sua teoria.

A evolução de uma linguagem ocorre de acordo com a necessidade de se expressar.

Existe uma linha que diz que o importante é a comunicação, outros são
mais céticos e dizem que a gramática garante a coerência e a
comunicação de forma compreendida.

O fato de as pessoas de comunicarem de uma forma gramaticalmente
errada e conseguirem êxito se compara ao não uso das melhores práticas
de comunicação.

Uma comunicação só ocorre quando uma pessoa que se expressa se faz
entender pela outra. O que pra você um gesto pode ser suficiente, para
outra pessoa pode não ser.

Um código minimalista pode ser suficiente para alguns, para outros a
identação é essencial.

> --
> Ricardo Bittencourt
> http://www.ricbit.com