[SP-pm] SaoPaulo-pm Digest, Vol 71, Issue 49

Pinguim Azul bluepenguin at gmail.com
Fri Aug 20 11:43:10 PDT 2010

2010/8/20  <thiagoglauco at ticursos.net>:
> E Alice no País das Maravilhas, Lusíadas e outras coisas perdem a
> expressividade e o sentido filosófico sem a ambiguidade da expressão.
> "Entrar na toca do coelho" é ambíguo por si só. Um ser humano não caberia na
> toca de um coelho, como ele pode ir fundo nela? Apenas no sentido
> filosófico. Isso vai além de sim e não. E traz consigo muito mais informação
> agregada.

Mas eu não estou falando de semântica, estou falando de sintaxe. O meu
problema não é que todas as variáveis seja booleanas, isso é bobagem,
o que eu quero é que um trecho de código não seja válido ou não válido
dependendo da interpretação.

Ou ainda, o que eu estou falando é disso aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Concrete_syntax_tree

Em linguas naturais, um mesmo trecho pode ter duas parse trees (ou
seja, é ambígua). Se você fizer isso num compilador você tá ferrado.
Se você modelar sua linguagem baseada numa linguagem humana, boa sorte
pra escrever o compilador :)

Linguagens naturais são gramáticas irrestritas, linguagens de
programação costumam ser LALR ou algo do gênero, você nem chega nas
gramáticas livre de contexto.

--
Ricardo Bittencourt
http://www.ricbit.com