[SP-pm] SaoPaulo-pm Digest, Vol 71, Issue 49

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Fri Aug 20 11:10:46 PDT 2010

Mas voltando ao questionamento original não vejo muitas diferenças
> entre Perl, C, Java, etc, que sustentem a argumentação que uma tem
> sintaxe mais suja que outra (ninguém afirmou isso aqui, também), para
> que a gente entre em discussões (muito boas) sobre expressividade de
> modo a justificar esse ou aquele elemento.

Ainda acho que o lance da 'sujeira da linguagem' depende muito do
programador. Então, uma forma diferente de analisar isso, é que você
consegue expressar muitas coisas de maneira similar, ou até idêntica(vide
exemplos do Blabos), em Perl e C, só que muitas vezes escrevendo menos em
Perl, e isso por vários motivos: dentre eles, o fato de Perl estar numa
outra geração de linguagens', em comparação ao C e JAVA, e por ser uma
linguagem mais nova, e o fato de Larry Wall ser preguiçoso( como ele mesmo
já disse ), muita coisa foi absorvida de uma geração para outra, tornando o
acesso a algumas características que antes eram mais explícitas nas
linguagens mais antigas, de uma forma mais indireta ou transparente nas
linguagens mais novas,  como ponteiros, por exemplo.

Cheers!

--
André Garcia Carneiro
Analista/Desenvolvedor Perl