[SP-pm] SaoPaulo-pm Digest, Vol 71, Issue 49

Blabos de Blebe blabos at gmail.com
Fri Aug 20 10:23:21 PDT 2010

A ambiguidade, **na maioria das vezes**, está na não compreensão total
da linguagem e não na linguagem em si.

Se é difícil um gaúcho entender um potiguar, não é porque a língua
portuguesa é ambígua, mas sim porque ambos estão usando dialetos ou
subconjuntos localizados ou estão tratando de contextos distintos.

Além do mais, linguagem (humana) não é simplesmente jogo de palavras.
Tem também os elementos de comunicação não -verbais, os contextos, que
via de regra, também não são bem traduzidos para linguagem escrita
(onomatopéias por exemplo).

Mas voltando ao questionamento original não vejo muitas diferenças
entre Perl, C, Java, etc, que sustentem a argumentação que uma tem
sintaxe mais suja que outra (ninguém afirmou isso aqui, também), para
que a gente entre em discussões (muito boas) sobre expressividade de
modo a justificar esse ou aquele elemento.

Acho que quando alguém toca no assunto, a abordagem mais adequada (na
minha opinião) e a que a gente normalmente usa aqui é que ambiguidade
e bagunça são culpa do programador e não da linguagem.

Meu quiz ainda está de pé, alguém se habilita?

Abraços