[SP-pm] SaoPaulo-pm Digest, Vol 71, Issue 49

Pinguim Azul bluepenguin at gmail.com
Fri Aug 20 09:49:52 PDT 2010

2010/8/20  <thiagoglauco at ticursos.net>:
> Isso, meu amigo, se chama ser humano!!! E as linguagens humanas sao, na
> minha opiniao belas e poéticas em sua ambiguidade. O Homem começou a falar a
> cerca de 60 mil anos... numa existencia de cerca de 1 milhao de anos... Veja
> quanta coisa surgiu de la para ca? E o que existia nos 999.940.000 anos
> anteriores? Mas isso é só comentário não importante em nossa discução.

Faltou a curiosidade: quando eu trabalhava com IA, nós tinhamos um
projeto que usava Lojban:

http://www.lojban.org/tiki/tiki-index.php?page=Lojban

Lojban é uma lingua artificial, mas feita para humanos falarem. Nesse
língua não existe ambiguidade sintática, e ela é expressiva o
suficiente para você falar qualquer coisa nela. Tem traduções inteiras
da Bíblia e de Alice in Wonderland nela. Ambiguidade não é
pré-requisito para comunicação, pelo contrário, é mais fácil se
comunicar quando você não tem ambiguidade te atrapalhando.

A Ilíada eu não sei se traduziram, mas se bobear deve ter.

--
Ricardo Bittencourt
http://www.ricbit.com