[SP-pm] SaoPaulo-pm Digest, Vol 71, Issue 49

Pinguim Azul bluepenguin at gmail.com
Fri Aug 20 09:46:06 PDT 2010

2010/8/20  <thiagoglauco at ticursos.net>:
> Ninguem mais programa em Assembly por que? Por que é distante da abstração
> de comunicação humana.

Eu programo em Assembly, fiz um emulador inteiro nele haha

http://en.wikipedia.org/wiki/BrMSX

Mas eu discordo da sua interpretação. Não é verdade que as pessoas
largam o assembly porque é longe da comunicação humana. Elas largam o
assembly porque buscam mais expressividade, que por acaso as linguas
humanas tem. Mas correlação não é a mesma coisa que causa.

Eu imagino que a evolução das linguagens é no sentido de diminuir o
tempo de desenvolvimento, e assembly é abandonado porque você demora
muito pra programar nele. Agora, programar mais rápido não é o mesmo
que programar em linguagem natural. Pra mim é muito melhor escrever
"a=b*5" que "faça A ser cinco vezes mais que B". Esse é um caso onde a
expressividade da linguagem artificial é maior que a da linguagem
natural.

> E vai mesmo... as coisas vão ficando meio fuzzy, não acha? Nem tudo é sim ou
> não. Existe mais para analisar que zero ou um!!!

Não sei se ficou claro, mas é disso que eu discordo. Tem que ser zero
ou um sim! Se eu fizer um programa X, eu quero que o compilador
compile X, e não que ele compile Y porque Y é parecido com X e eu
gosto de fuzzyness.

--
Ricardo Bittencourt
http://www.ricbit.com