[SP-pm] SaoPaulo-pm Digest, Vol 71, Issue 49

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Fri Aug 20 08:55:21 PDT 2010

    Pinguim> Eu discordo, porque eu acho que a premissa é errada. Nós
    Pinguim> não deveríamos modelar linguagens de computador em
    Pinguim> linguagens humanas, porque linguagens humanas são
    Pinguim> horríveis: elas são ambíguas e propensas a erro.
    Pinguim> Por exemplo, se o Joãozinho atirou água em seu pai, ele
    Pinguim> atirou no pai de quem está lendo ou no pai do Joãozinho?

No pai do Joãozinho. Se fosse no pai de quem está lendo seria "O
Joãozinho atirou agua em teu pai"

Usar "seu" no lugar de "teu" é um erro bastante comum.

http://pt.wiktionary.org/wiki/seu -- "de posse da terceira pessoa"
http://pt.wiktionary.org/wiki/teu -- "de posse da segunda pessoa"

O problema da linguagem humana é que todo mundo dormiu ou faltou nas
aulas do colegial (eu inclusive).

    Pinguim> Você não poderia admitir isso numa linguagem de
    Pinguim> programação, pois você pode programar A, o compilador
    Pinguim> entender B, e aí teu programa tem bug e você não sabe o
    Pinguim> porquê.

Discordo veementemente, linguagens humanas são mais expressivas,
intuitivas e "extensíveis" do que qualquer linguagem de computador. Uma
amostra disso é que quase todo mundo erra ao falar seu idioma nativo mas
mesmo assim, ainda há compreensão. Além disso, a linguagem informal e
literária é muito mais carregada de informação do que qualquer tipo de
linguagem formal, tenta imaginar como seria traduzir A Ilíada para Java,
por exemplo. Em programação só se usam linguagens formais para driblar
as limitações dos modelos de negócio e computação determinísticos que
nós usamos. Linguagens de programação existem por um único motivo:
favorecer a expressividade e compreensão humana, final de contas,
tratando-se de programação, se formos favorecer a compreensão da
máquina, o ideal é usar condutores e um ferro de solda.

--
   Eden Cardim       Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/