[SP-pm] descubrir o tipo da variavel

Solli Honorio shonorio at gmail.com
Mon Jul 19 06:38:13 PDT 2010

2010/7/16 Lucas Moraes <mineiro em live.be>

> [...]
> conceitos sobre ORM e vou criar meu proprio framework, em quando isso vou
> usar DBI que é simples e excelente, a maioria das pessoas aqui tem muitos
> desafios nas empresa que trabalha, mais eu tenho que correr atraz do meus
> desafios, porque eu não trabalho com programação. Dai vc me pergunta
> "porque vc é assim?" Eu sou assim porque não tenho nada a perder, na
> programação eu vou ter duas escolhas "criar padrões" ou "seguir padrões", no
> momente estou seguindo padrões. agora eu te pergunto voce segui Perl ou
> CPAN? voce faz alguma coisa sem usar o CPAN?

Lucas, antes de qualquer coisa quero pedir desculpa por algumas grocerias na
lista. Espero que você, e ninguém mais leve isto para o lado pessoal !

Continuando no assunto técnico !

Primeiro respondendo a tua pergunta. Eu persigo a produtividade. Acho que
você não entende o que CPAN representa, significa. CPAN é Perl, portanto
utilizar CPAN você está diretamente utilizando Perl. Outra coisa, CPAN é
atualmente o principal motivo para alguma empresa/desenvolvedor utilizar
Perl. As características técnicas das maiorias das linguagens dinâmicas
estão muito parecidas. Todas tem OO em maior ou menor nível, todas são
simples de programar, mas apenas Perl tem um repositório com o melhor da
engenharia de software. Um dos lemas da produtividade é a reutilização de
código, e o CPAN é a melhor representação disto. Você não precisa acreditar
em mim, mas eu preciso dizer que no CPAN tem código dos maiores gênios em
desenvolvimento da atualidade do software livre. O simples fatos de 'ler'
alguns destes código já faz eu me sentir um merda ;) !

Dito isto sobre o CPAN, o que estamos querendo alertar você é que isto
parece muito 'bem vindo aos anos 70' (como usualmente o frederico fala), ou
seja, coisa muito antiga. Nada contra inventar a roda, mas porquê não
melhorar a roda ?!?!? Ok, você quer fazer da maneira mais complicada, então
o faça (mas não queira que seremos conivente com isto, toda vez que vc vier
com uma pergunta sobre este assunto vamos mostrar o caminho correto - ou até
mesmo ignorá-lo), mas eu queria que você considerasse fazer as coisas da
maneira correta ! Lucas, seja produtivo e siga os padrões estabelecidos !!
Considere avaliar com cuidado o DBIx::Class, e não o utilize de maneira
conciente !

Abraços,

Solli M. Honório