[SP-pm] Comportamento na lista

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Sun Jul 18 08:52:20 PDT 2010

2010/7/18 Andre Carneiro <andregarciacarneiro at gmail.com>:
> Na boa, raras vezes eu vi isso funcionar. Normalmente as pessoas assim
> continuam insistindo até que encontram um Troll. Aí a chance de funcionar
> depende muito de quanto estômago e 'bolas' o cara vai ter para se enxergar.

Sim, a sua frase é mais pura verdade: normalmente a maioria das
pessoas *não* vão se tornar membros exemplares da comunidade.
Como eu disse, seriam uns 4 ou 5 em 50, o que significa que pelo menos
90% ainda estariam "perdidos" - a grande maioria. No entanto, 10% de
sucesso é melhor que 2% de sucesso.

> Quando eu vejo que as respostas educadas resultam em algo positivo concordo
> plenamente. Mas não foi o que aconteceu, ou eu perdi alguma coisa?

Eu acho que seja mais o efeito a longo prazo. Eu suponho que deva ter
gente inscrita nas listas, que lê as mensagens, mas nunca enviou uma
mensagem própria. Caso o ambiente seja receptivo, quando essa pessoa
tiver algum problema, poderá pedir ajuda sem medo. Tem muita gente que
simplesmente "tem medo" de perguntar caso ache que vai levar patada na
resposta.

Acho que um ambiente de receptividade também é importante pra uma
comunidade crescer, mesmo que *eu* não consiga fazer isso - fico feliz
que existem outras pessoas que conseguem. E não é só receptividade pra
chamar todo mundo pra tomar cerveja, porque depois de uma 3 cervejas
todo mundo é receptivo. ;-)

-Nilson