[SP-pm] Comportamento na lista

Nuba Princigalli nuba at fastmail.fm
Sun Jul 18 08:37:19 PDT 2010

Blabos,

On Sun, 18 Jul 2010 03:34 -0300, "Blabos de Blebe" <blabos em gmail.com>
wrote:

> Cara, escrever direito e saber português não é nenhum mérito. É nossa
> obrigação, e assim sendo, não é motivo para elogiado, na minha
> opinião.

Ok, essa é sua opinião, respeito, mas eu acho quando o newcomer toma um
pito e fala  "oops!" e passa a escrever direito, não custava nada quem
deu o pito dar um reforço positivo depois; A pessoa mudou um habito de
escrita para se adequar à cultura da lista e se comunicar de forma mais
adequada, o que é um indicador de consideração e de interesse em ser um
membro funcional da comunidade de perl.

Por mais que a gente tome isso como "obrigação" nós sabemos que a
realidade brasileira passa muito longe disso, e o problema vai além do
"escrever mal", passa pela capacidade de interpretar o que lê e em
alguns casos esbarra até na dificuldade de encadear um argumento de
forma lógica.  Você concorda que muito do texto de "como fazer boas
perguntas" é coisa que deveria ser a obrigação de quem abre abre a boca
em público, em qualquer lugar? Pra mim, uma pessoa com 3o grau que não
saiba organizar o pensamento é tão alarmante quanto um estudante de
ensino médio falando miguxes..

A gente incentiva o comportamento construtivo pra comunidade aqui toda
hora (com nickname++) e isso não vale só pros regulars, vale pra
newcomer tambem, pra quem isso é até muito mais importante, já que os
regulars já sabem onde fica o "norte", enquanto o newcomer ainda está
descobrindo isso..

São meus dois centavos,

Abraço,

Nuba