[SP-pm] Uma História sobre a Refundação do São Paulo Perl Mongers [Was: Para a mensagem de boas vindas]

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Sun Jul 18 06:48:44 PDT 2010

On 18/07/10 11:23, Frederico Recsky wrote:
> Olá,
>
> Uma coisa que pode ajudar, vai um pseudo FAQ para as boas vindas do
> pessoal que o Otavio ou o Maluco mandam.  Esse texto devia ser curto,
> sem links diretos, porque a ideia é fazer o caboclo pensar um pouco e
> não se perder lendo um texto enorme.
>
> Pelo mesmo motivo o texto deve ser curto e sucinto.  Eventualmente no
> site da sp-pm da para por uma FAQ maior.

Eu tenho um pouquinho de história para contar, e uns comentários sobre a
idéia de ter um FAQ. Por favor tenham paciência com o meu comportamento
de "ancião da lista". ;)

Quando eu institui a prática de escrever um email de boas vindas
especialmente para cada novo membro, e a mantive como "responsável
voluntário auto-selecionado" durante o tempo em que o Solli era o líder
do SPPM, a intenção era (e continua, até onde isto me concerne) a mesma
de quando eu comecei a cobrar das pessoas que escrevem aqui bom
português: a minha idéia era atrair gente boa, não de englobar todo mundo.

Para conseguir meu intento de atrair gente boa (defino "gente boa" mais
adiante), eu implementei um sistema de seleção natural: todo mundo é
bem-vindo, e se envia uma mensagem especialmente para esta pessoa quando
ela se inscreve. Ao mesmo tempo, eu cobrava por "peer-pressure" os
requisitos mínimos para se manter participante: a pessoa tem de querer
ficar, ser auto-didata, saber pesquisar e pensar por conta própria, e
ter opinião própria.

Até agora, este esquema funcionou, e a São Paulo Perl Mongers é
reconhecida como uma das listas com mais alto nível técnico e como uma
das mais ativas listas de Perl do Mundo, junto com a NY.pm, a
San-Francisco.pm, a London.pm e a Amsterdam.pm.

Eu gosto da idéia de ter um FAQ na lista, e acho importante que a gente
possa mudar coisas e dar manutenção com facilidade.

Também acho importante que o FAQ *não* seja enviado por email para cada
novo membro. Isso tornaria as mensagens impessoais e eu não gostaria de
ser recebido numa lista por uma mensagem automática -- e não quero impôr
isso a nenhum potencial membro desta lista.

Eu acho também que um FAQ pode oferecer toda a informação necessária
para que as pessoas possam fazer a coisa certa a partir do primeiro
email: podemos prover links para o "How To Become a Hacker", "How To Ask
Questions - The Smart Way", e para outras leituras importantes para a
formação de gente que eu pessoalmente considero como membros desta
lista: não gente comum, mas gente que segue o Código de Honra e a Ética
Hacker, e mantém os seus ideais filosóficos (eis aí a minha definição de
"gente boa" para a lista).

Claro, tudo isso é a minha opinião e o meu pensamento. Eu agora sou
apenas um membro participante da lista, e não me considero mais membro
que qualquer outra pessoa que leia este email.

E, se vocês permitem um capricho a um velho membro, eu gostaria de ter
as definições de "putósculo" e "putamplexos" no FAQ. :)

Putamplexos
--
Luis Motta Campos is a DBA,