[SP-pm] Apoio para hospedagem do site http://sao-paulo.pm.org

Nuba Princigalli nuba at fastmail.fm
Tue Jun 8 07:04:29 PDT 2010

Ola,

Respondendo às perguntas do LMC, que acredito que sejam compartilhadas por
outras pessoas também.

Trata-se de uma vm com acesso a 1 processador (E5506), 512M RAM e 10GB de HD,
rodando CentOS 5.5 x86, o link é ethernet 100, e a quota do servidor é 5T/mo.

A única coisa que tem nessa VM é o site do yapcbrasil.org.br (que nao tem
nenhuma relacao com o perl.org.br), no Act, com as edições de 2009 e 2010. Os
organizadores têm acesso administrativo à máquina (via sudo). Eu estou fazendo
aqui como o perl faz conosco: liberdade suficiente para que o usuário faça o
que quiser, e cabe ao mesmo cuidar de não atirar no próprio pé nem no pé dos
outros.

Não estou oferecendo nada além da VM. Nao ofereco redundancia, monitoramento,
backups, nada, fica a cargo de quem estiver usando montar seu proprio esquema.
Nada impede que um mirror do site rode em outro lugar, ou ate mesmo um dump
estatico do site (por exemplo, gerado com wget -r -p -E ...).

A estabilidade é em 'best effort basis', no momento a configuração é a VM sobre
um VMware Server 2.0.2 sobre um CentOS 5.5 x86_64.  A parte mais critica dessa
"stack" é o VMware Server, que esta com End-of-Life anunciado para 6/2011 e nao
tem sido mantido pela VMware. Quem me acompanha no twitter me viu praguejando
esses dias a respeito disso, e a migracao para Xen esta na minha TODO list, é
importante, mas não é urgente.

O provedor do servidor dedicado é codero.com, e em 5 anos como cliente ja tive
alguns problemas com relacao ao provisioning de maquinas novas, mas nenhum
incidente digno de nota depois de entrar com elas em produção. Eu recomendo a
empresa para quem é sysadmin mais experiente e que saiba se virar e
diagnosticar as coisas sem recorrer ao helpdesk (que é um pouco lento, e nem
sempre muito "iluminado").

Como sei que alguns nao vao ler o PDF sobre o Instituto Aviva, acho importante
enfatizar o seguinte: o mesmo é uma entidade sem fins lucrativos, cujo objetivo
é a realizacao de projetos culturais, atraves de leis de incentivo à cultura
municipais, estaduais e federais. Nao é uma empresa de hosting, nem reseller, e
obviamente nao vai oferecer as mesmas conveniencias e garantias de um plano de
hosting.

Quem quiser aceitar essa gentileza tem que calibrar a suas expectativas pra
essa realidade, e se houver alguma das "ilities" que julgue importante e nao
estiver coberta, considerar se ela pode ser resolvida num esquema de DIY ou ate
decidir que "thanks, but no, thanks". Para mim esta tranquilo isso, e
naturalmente nao sera nenhuma "desfeita" caso a sao-paulo.pm nao queira aceitar
o convite! :)

Eu ofereci essa infra pra sao-paulo.pm no mesmo espirito em que a
disponibilizei para o YAPC::Brasil 2009.  Na minha opiniao, sao poucas as
pessoas que estao atuando na comunidade de perl brasileira, e por isso é
importante que essas pessoas direcionem seus esforços para coisas relevantes, e
entre elas NAO está "troubleshooting das idiossincrasias do plano de hosting
XYZ". Eu também ja sofri muito com isso antes de ter meu servidor dedicado.
"Been there, done that", e nao tenho nenhuma saudade rsrs.

Outra coisa importante é que o combinado estabeleca a condição de saída, e aqui
esta minha posição a respeito disso: qualquer uma das partes esta livre para
unilateralmente decidir descontinuar essa parceria, a qualquer momento, desde
que comunique essa intenção à outra parte em tempo hábil.

É isso, qualquer coisa perguntem que eu respondo ao longo do dia.

Abraco,

Nuba